O último parágrafo do texto "A conquista da cidadania: um processo em expansão" diz o seguinte: "Sabemos que em nossa sociedade muitas pessoas têm seus direitos formalmente garantidos, ou seja, tem seus direitos garantidos em lei, mas, infelizmente, não exercem todos os seus direitos por motivos de exclusão social ou territorial, segregações, preconceito racial ou de classe, deficiência física ou mental ou pobreza extrema". A partir deste parágrafo, reflita e a e explique porque a exclusão social, o preconceito, a pobreza ou o fato de ter alguma deficiência física impede que algumas pessoas exerçam sua cidadania?
Respostas
Resposta:
Exercer cidadania é ser Cidadão,ou seja , participar da Sociedade.
Se existe preconceito, exclusão, pobreza, esses fatos prejudicam a pessoa em questão, pois essas dificuldades impedem que elas participem da Sociedade.
Já no caso da deficiência, a dificuldade de exercer a cidadania e é preconceito que deficientes sofrem a incapacidade de atuar na sociedade brasileira, devido aos recursos da Sociedade, como transporte público , educação e trabalho para pessoas com necessidades especiais.
!!Resposta do tipo pessoal!!
.
.
.
Resposta:
Exercer cidadania nada mais é do que poder exercer seus direitos, visto que, independente de raça, classe social, limitações físicas ou mentais, etc, várias pessoas ainda exercem seus deveres. Mas, tendo em vista toda a limitação encontrada por diversas pessoas, coisas que dificultam com que elas tenham êxito em exercer seu dever como um ônibus lotado, ou sem suporte para deficientes físicos, como os cadeirantes, ou o preconceito, seja por raça, cor, ou qualquer outro motivo, que também impede ou dificulta para essas pessoas conseguirem um emprego; ou o trabalho informal, que na maioria das vezes não garante direito nenhum ao empregado, decadência do mercado de trabalho, dentre vários outros motivos que impedem o exercício da cidadania por parte dessas pessoas, que são menos "favorecidas" pelo sistema. Tendo isso em vista, volta a pergunta: "porque?"; e a resposta é na verdade simples: porque vivemos em uma era em que, mesmo o acesso à educação, transporte, meios de comunicação, etc, sendo mais fáceis, a maior barreira para o exercício da cidadania é o próprio homem, pois para alguns sobra-se muito do "bolo" e, para muitos, restam-se apenas migalhas. E mesmo que se dedique muito a sua própria causa, você não tem garantia alguma de conseguir o emprego que deseja, esse é um mundo de lutas, lutas que são baseadas no seu intelecto, mas essa luta nem sempre depende só dele.
Já dizia Thomas Hobbes: "O Homem é o lobo do Homem".
.
.
.
NOTA: Esse é um ponto de vista pessoal! Caso você não concorde com o pensamento que pode até soar meio comunista, por favor não copie essa resposta, leia antes de colocar no seu caderno!
Espero ter ajudado! Bons estudos!