Respostas
A relevância do poder público diante da organização das cidades e países de origem europeia está relacionada com a garantia de regiões que sejam adequadas e organizadas, proporcionando qualidade de vida à população.
Além disso, a locomoção compreende fator de essencial relevância no cotidiano da população europeia, portanto, deve apresentar competência, velocidade, além de abranger distantes regiões geográficas, garantindo o fluxo de pessoas.
Resposta:
O poder público tem papel central no combate à especulação imobiliária, uma prática global em que a decisão sobre as moradias acaba nas mãos do mercado. Com isso, as áreas centrais e com boa infraestrutura são ocupadas majoritariamente pelos ricos, pois o acesso a elas se dá pelo poder de compra. Assim, a população mais pobre acaba sendo deslocada às áreas periféricas das cidades. Já nas moradias sociais ou cooperativas, como ocorre em Paris, a lógica é atender a quem necessita e ampliar a diversidade social nas ocupações, com o objetivo de cidades mais democráticas.