2- o poema descreve o aeroplano que o eu lírico ganhou do pai.a) O brinquedo era feita de " finas hastes de bambu" e de " papel de seda". O que são hastes ?Qual é a sua função?b) Que característica o uso desses materiais confere ao aeroplano?c) Transcreva do poema a expressão equivalente à palavra aeroplano e que revela essa mesmacaracterística.d) o eu lírico compara o aeroplano com uma libélula. Explique o que é uma libélula,consultando, se preciso, um dicionário.3) Para o eu lírico, ser criança é como voar no pequeno avião. Então, o que é a infância paraele?4) Como o eu lírico expressa ao leitor a ideia de que sua infância terminou com aquelaexperiência?
Respostas
2. a) Hastes são paus, pequenas estruturas de madeira.
Sua função é sustentar algo.
b) O uso desses materiais confere ao aeroplano as características fragilidade e leveza.
c) A expressão equivalente à palavra "aeroplano" e que revela essa mesma característica é "frágil engenho".
d) Libélula é um inseto que voa, parecida com uma vespa.
3. Para o eu lírico, a infância é um momento de leveza e liberdade, mas também frágil, pois acaba-se rapidamente.
4. O eu lírico expressa ao leitor a ideia de que sua infância terminou com aquela experiência ao dizer que ele e sua infância estavam na cabine daquele aeroplano, que voou e nunca mais voltou.
Poema "O aeroplano", de Ivan Junqueira.
2) a) Chamamos de hastes alguns pedaços de madeira que apresentam a função de servir como um apoio.
b) O uso desses materiais mencionados confere fragilidade ao aeroplano.
c) A expressão “O frágil engenho” revela essa mesma característica de algo frágil, leve e delicado .
d) Uma libélula é um animal do grupo dos insetos. Ela apresenta longas e transparentes asas.
Ainda em relação à interpretação de textos, podemos perceber que, em muitos momentos, o eu lírico utiliza linguagem figurada para reforçar que, na sua imaginação, tudo era possível - inclusive voar no aeroplano.
LINK: https://brainly.com.br/tarefa/4461173
3) Para o eu lírico, a infância é um momento pleno, leve e de diversão. Dessa forma, a criança teria plena liberdade, visto que é uma fase da vida em que existe abertura para o livre pensamento, que pode ser traduzido pela possibilidade de liberdade.
Ainda de acordo com o eu poético, toda a liberdade que ele vivenciou, que era promovida pela infância, deixou de existir, já que tal fase "nunca mais voltou." Assim, a leveza, a fragilidade e a liberdade passaram a ser sentimentos localizados em um passado distante.
LINK: https://brainly.com.br/tarefa/20529103
4) A ideia de que a infância acabou a partir de uma experiência é indicada no fragmento em que o eu poético menciona que o avião voou por trás do muro e sumiu, ou seja, nunca mais voltou. Segundo ele, o mesmo ocorreu com a melhor fase de sua vida, simbolizada por uma intensa liberdade, que foi característica de sua bela infância.
Dessa maneira, por meio de linguagem conotativa, o eu lírico foi capaz de explicar suas vivências infantis e relacioná-las a características comuns dessa fae da vida de um indivíduo.
LINK: https://brainly.com.br/tarefa/40891645
BONS ESTUDOS!