• Matéria: Português
  • Autor: PekenaRoberta1064
  • Perguntado 6 anos atrás

Leia a anedota: PROFESSORA: Joãozinho, me diga sinceramente, você ora antes de cada refeição? Joãozinho: Não professora, não preciso... A minha mãe é uma boa cozinheira. a) Passe o discurso direto para o indireto, empregando o tempo passado.

Respostas

respondido por: jalves26
34

Passando o discurso direto para o indireto, empregando o tempo passado, temos:

"A professora disse para o Joãozinho para este lhe responder se ele orava antes de cada refeição. Joãozinho respondeu que não, pois não precisava, já que sua mãe era uma boa cozinheira."

No discurso direto, temos as falas dos personagens, sem a fala do narrador.

No discurso indireto, é apenas o narrador que fala, descrevendo as ações e falas dos personagens.


gustavolazzaro157: a) A professora pediu a Joãozinho que lhe dissesse, sinceramente, se orava antes de cada refeição. Ele respondeu que não, pois não precisava, porque sua mãe era uma boa cozinheira.

b) O discurso indireto é inadequado porque não reproduz a vivacidade e a naturalidade típicas da oralidade e do humor, que caracterizam as anedotas.
respondido por: xMaryAlveess
16

Resposta:

a) A professora pediu a Joãozinho que lhe dissesse, sinceramente, se orava antes de cada refeição. Ele respondeu que não, pois não precisava, porque sua mãe era uma boa cozinheira.

b) O discurso indireto é inadequado porque não reproduz a vivacidade e a naturalidade típicas da oralidade e do humor, que caracterizam as anedotas.

Perguntas similares