• Matéria: Filosofia
  • Autor: cleuberbr7671
  • Perguntado 6 anos atrás

Apesar de questionar os conceitos da tradição, a dúvida radical da filosofia cartesiana tem caráter positivo por contribuir para o:
a)Dissolução do saber científico.
b) Recuperação dos antigos juízos.
c) Exaltação do pensamento clássico Surgimento do conhecimento inabalável. d)Fortalecimento dos preconceitos religiosos.

Respostas

respondido por: rubemmonteiro
64

Resposta:

A resposta correta é Surgimento do conhecimento inabalável.

Explicação: A grande preocupação do filósofo René Descartes era dar à ciência um caráter de firmeza e constância. Para isso, Descartes utilizava a dúvida como método, com a intenção de que, após duvidar de tudo, só reste ideias claras e distintas.

respondido por: larissamagrani
4

O método descoberto por Descartes para o conhecimento é o da dúvida hiperbólica (surgimento do conhecimento inabalável).

O que é a dúvida hiperbólica?

  • Dúvida hiperbólica, ou exagerada, é o ato de duvidar de tudo que, aparentemente, existe para se alcançar uma verdade irrefutável. Duvidava-se dos sonhos, das sensações, dos conhecimentos a posteriori.

  • Descartes duvidara dos sentidos e das coisas empíricas, pois, para ele, tudo era capaz de nos enganar. Assim, chegou ao ponto de duvidar da sua própria existência.

  • Descartes notou que poderia estar em um sonho e a realidade que ele acreditava ser real não passaria de enganos de sentido. Porém, entendeu que, como pensava, ele existia, atribuindo grande importância ao ato de pensar.

Saiba mais sobre Descartes em: https://brainly.com.br/tarefa/6526816

Anexos:
Perguntas similares