EMBORA INTERFIRA NAS INTERAÇÕES FACE-A-FACE, a tecnologia aumenta o contato social. Os internautas desejam QUE AS RELAÇÕES ESTABELECIDAS VIA WEB SEJAM DORADOURAS. Após a análise dos períodos acima, assinale a alternativa que melhor descreve a função sintática das orações destacadas. (1 Ponto) a oração, em destaque no primeiro período, é adverbial consecutiva, pois introduz uma consequência para o que foi expresso na primeira oração; já o trecho destacado, no segundo período, completa o sentido de um verbo transitivo indireto, por isso cumpre, sintaticamente, a função de oração subordinada substantiva objetiva indireta. a oração, em destaque no primeiro período, é adverbial concessiva, pois introduz uma conclusão do que foi expresso na oração principal; já o trecho destacado, no segundo período, completa o sentido de um verbo transitivo direto, por isso cumpre, sintaticamente, a função de oração subordinada substantiva objetiva direta. a oração, em destaque no primeiro período, é coordenada adversativa, pois introduz uma oposição ao que foi expresso na oração principal; já o trecho destacado, no segundo período, completa o sentido de um verbo transitivo indireto, por isso cumpre, sintaticamente, a função de oração subordinada substantiva objetiva indireta. a oração, em destaque no primeiro período, é adverbial concessiva, pois admite uma concessão (contrariedade) ao que foi expresso na oração principal; já o trecho destacado, no segundo período, completa o sentido de um verbo transitivo direto, por isso cumpre, sintaticamente, a função de oração subordinada substantiva objetiva direta. a oração, em destaque no primeiro período, é coordenada adversativa, pois admite uma concessão (contrariedade) ao que foi expresso na oração principal; já o trecho destacado, no segundo período, completa o sentido de um verbo transitivo direto, por isso cumpre, sintaticamente, a função de oração subordinada substantiva objetiva direta.
Respostas
a oração, em destaque no primeiro período, é adverbial concessiva, pois admite uma concessão (contrariedade) ao que foi expresso na oração principal; já o trecho destacado, no segundo período, completa o sentido de um verbo transitivo direto, por isso cumpre, sintaticamente, a função de oração subordinada substantiva objetiva direta.
Quer saber mais sobre o assunto? continue lendo
o exercício é sobre orações subordinadas
Orações subordinadas são aquelas que precisam de outras orações para terem valor.
As orações subordinadas se dividem em três classes:
- orações subordinadas substantivas
- orações subordinadas adjetivas
- orações subordinadas adverbiais
As orações subordinadas substantivas se subdividem em:
- Oração subordinada substantiva subjetiva;
- Oração subordinada substantiva objetiva direta;
- Oração subordinada substantiva objetiva indireta;
- Oração subordinada substantiva completiva nominal;
- Oração subordinada substantiva predicativa;
- Oração subordinada substantiva apositiva.
As orações subordinadas adjetivas se subdividem em:
- Oração subordinada adjetiva explicativa;
- Oração subordinada adjetiva restritiva.
As orações subordinadas adverbiais se subdividem em:
- Oração subordinada adverbial causal;
- Oração subordinada adverbial consecutiva;
- Oração subordinada adverbial final;
- Oração subordinada adverbial temporal;
- Oração subordinada adverbial condicional;
- Oração subordinada adverbial concessiva;
- Oração subordinada adverbial comparativa;
- Oração subordinada adverbial conformativa;
- Oração subordinada adverbial proporcional.
Vamos ao exercício:
EMBORA INTERFIRA NAS INTERAÇÕES FACE-A-FACE, a tecnologia aumenta o contato social. Os internautas desejam QUE AS RELAÇÕES ESTABELECIDAS VIA WEB SEJAM DORADOURAS. Após a análise dos períodos acima, assinale a alternativa que melhor descreve a função sintática das orações destacadas.
a oração, em destaque no primeiro período, é adverbial consecutiva, pois introduz uma consequência para o que foi expresso na primeira oração; já o trecho destacado, no segundo período, completa o sentido de um verbo transitivo indireto, por isso cumpre, sintaticamente, a função de oração subordinada substantiva objetiva indireta.
errado é objeto direto
a oração, em destaque no primeiro período, é adverbial concessiva, pois introduz uma conclusão do que foi expresso na oração principal; já o trecho destacado, no segundo período, completa o sentido de um verbo transitivo direto, por isso cumpre, sintaticamente, a função de oração subordinada substantiva objetiva direta.
está errada pois não introduz uma conclusão, mas uma concessão.
a oração, em destaque no primeiro período, é coordenada adversativa, pois introduz uma oposição ao que foi expresso na oração principal; já o trecho destacado, no segundo período, completa o sentido de um verbo transitivo indireto, por isso cumpre, sintaticamente, a função de oração subordinada substantiva objetiva indireta.
o verbo é transitivo direto e a oração em destaque é subordinada
a oração, em destaque no primeiro período, é adverbial concessiva, pois admite uma concessão (contrariedade) ao que foi expresso na oração principal; já o trecho destacado, no segundo período, completa o sentido de um verbo transitivo direto, por isso cumpre, sintaticamente, a função de oração subordinada substantiva objetiva direta.
correta introduz-se uma oração subordinada adverbial concessiva com a conjunção embora e o termo destacado no segundo período é objeto direto.
a oração, em destaque no primeiro período, é coordenada adversativa, pois admite uma concessão (contrariedade) ao que foi expresso na oração principal; já o trecho destacado, no segundo período, completa o sentido de um verbo transitivo direto, por isso cumpre, sintaticamente, a função de oração subordinada substantiva objetiva direta.
a oração em destaque é subordinada
Saiba mais sobre orações subordinadas:
https://brainly.com.br/tarefa/24969595
Sucesso nos estudos!!!