O Código Civil Napoleônico, que passou a regular a sociedade francesa, foi concluído em 1804 e provocou uma profunda reforma nas leis existentes no país. Com o avanço napoleônico, sua influência foi ampliada a outros países, chegando a enfraquecer o absolutismo europeu. Cite 3 propostas do Código Civil que se caracterizam por serem antiabsolutistas.
Explique detalhadamente o que vinha a ser Primeiro Estado , Segundo Estado e Terceiro Estado antes da Revolução Francesa
Respostas
Resposta:
a)1° igualdade jurídica 2° liberdade econômica 3° reforma agrária para as populações das regiões conquistadas
Explicação:
b) O PRIMEIRO ESTADO: era composto dos membros da igreja católica: o alto clero (arcebispos, bispos e cardeais) e baixo clero (padres). Dispensando do pagamento de tributos, o clero tinha foro privilegiado, controlava instituições de ensino e possui a propriedades rurais e urbanas. Enquanto o alto clero, que tinha origem nobre, desfrutava de todas essas regalias, o o baixo clero ligado as camadas mais populares, vivia com bem menos recursos e via com simpatia algumas ideias iluministas.
O SEGUNDO ESTADO: era composto da nobreza, desfrutava de privilégios, como isenções tributárias, foro privilegiado, recebimento de pensões e a possibilidade de recolher impostos. algunsalguns membros desse grupo participavam das atividades administrativas na corte e, em número bem reduzido, havia os que se dedicavam as atividades economicamente rentáveis. Havia também entre eles aqueles que almejavam uma participação política mais efetiva, na tentativa de aproximar a França da organização parlamentarista inglesa.
O TERCEIRO ESTADO:era composto da maioria do povo francês: a burguesia mercantil enriquecida com os negócios no exterior e manufaturas,os banqueiros, os pequenos e médios comerciantes, os advogados, os médicos, os trabalhadores urbanos e camponeses, e a população mais pobre da França. esse grande grupo estava ligado aos setores economicamente produtivos e era submetido a toda ordem de obrigações tributárias. no final do século XVII XVIII, os membros do terceiro estado tinha muito motivos para estar descontentes com essa estrutura política, afinal eles acabam com a manutenção do estado, com os gastos da coroa, e com muitos dos privilégios do primeiro e do segundo estado. os integrantes desse grupo pagavam impostos para uma administração que consideravam obsoleta e que não atendia as suas variadas necessidades. Além disso, eram constantemente excluídos por causa das rígidas regras sociais da França absolutista.