Respostas
Resposta:
OS ARGUMENTOS
A FAVOR
- Os defensores acreditam que este seja um caminho para evitar a dor e o sofrimento de pessoas em fase terminal.
- A pessoa teria direito à escolha pela sua vida e pelo momento da morte.
- Quando uma pessoa passa a ser prisioneira do seu corpo, dependente de outras pessoas para ter as necessidades mais básicas. O medo de ficar só, de ser um "fardo" e a revolta levam o paciente a pedir o direito a morrer com dignidade.
CONTRA
- Do ponto de vista religioso, é tida como uma usurpação do direito à vida humana, devendo ser um exclusivo reservado ao "Criador ", ou seja, só ele pode tirar a vida de alguém.
- Da perspectiva da ética médica, cabe assim ao médico assistir o paciente, fornecendo-lhe todo e qualquer meio necessário ao tratamento.
- O Código Penal considera crime quem ajuda em suicídio ou homicídio mesmo que a pedido da vitima ou por "compaixão".
Bom, esta resposta depende exclusivamente de sua opinião. Por mais que eu desse uma resposta, poderia ser incorreta para você em relação a um assunto tão polêmico.
A eutanásia é definida como a conduta pela qual se traz a um paciente em estado terminal, ou portador de enfermidade incurável que esteja em sofrimento constante, uma morte rápida e sem dor. É prevista em lei, no Brasil, como crime de homicídio.
Entre as formas dessa prática existe a diferenciação entre eutanásia ativa, quando há assistência ou a participação de terceiro – quando uma pessoa mata intencionalmente o enfermo por meio de artifício que force o cessar das atividades vitais do paciente - e a eutanásia passiva, também conhecida como ortotanásia (morte correta – orto: certo, thanatos: morte)
Agora você poderá decidir-se sozinho.
Espero que tenha ajudado. Não esqueça de marcar como melhor resposta. Bons estudos! Nos veremos por aí ;D
- Kauã