1. (UFV - adaptado) Suponha que um evento de mutação permitiu ao homem-aranha secretar a seda formadora de teia. Esse único evento resultou na formação de um alelo (S) autossômico e dominante, mas com expressão influenciada pelo sexo (assim como a calvície). Desta forma, mulheres-aranha seriam esperadas na população apenas se tal alelo ocorresse em homozigose (SS). Considerando que o homem-aranha é o único indivíduo existente a possuir essa mutação e que é heterozigoto para a mesma, assinale a alternativa correta quanto aos fenótipos de seus possíveis descendentes: * 1/1 Tem 25% de chance de ter filhas-aranha se casar com uma prima de primeiro grau. 100% dos filhos do sexo masculino deverão ter o fenótipo "aranha". 25% da geração F1 poderá ser de meninos-aranha. 50% das filhas serão normais. 2. Relacione: I. Herança ligada ao sexo ( ) Daltonismo II. Herança influenciada pelo sexo ( ) Calvície III. Herança restrita ao sexo ( ) Formação das gônadas masculinas ( ) Gene presente no cromossomo X ( ) Gene presente no cromossomo Y Assinale a alternativa que apresenta a ordem correta: * II, I, III, III e I. III, II, I, I e III. I, II, III, III e I. I, II, III, I e III.
Respostas
C-25% da geração F1 poderá ser de meninos-aranha.
1- Desta forma, 25% da geração F1 poderá ser de meninos-aranha. -C
Alelo S (autossômico e dominante; expressão influenciada pelo sexo) = secretar a seda formadora de teia.
Mulheres-aranha apenas se tal alelo ocorresse em homozigose (SS).
Homem-aranha é o único indivíduo existente a possuir essa mutação e é heterozigoto (Ss)
a) Não tem como saber o genótipo da prima.
b) Não tem como saber o fenótipo dos filhos sem saber o fenótipo da mãe. Se a mãe for heterozigota e passar o gene recessivo, o filho pode ser normal.
c) Certa. Se cruzarmos um homem-aranha (Ss) com uma mulher-aranha (SS) existe 1/2 de chances de ser heterozigoto e 1/2 de chances de ser homem. Assim, as chances de ser homem e heterozigoto são de 1/4, ou seja, 25%.
d) Depende do genótipo da mãe.
2- A sequência correta é I, II, III, I e III.
I - Herança ligada ao sexo: quando o gene está ligado ao cromossomo X. Tem origem materna e padrão recessivo. Todos os homens apresentarão a característica do cromossomo X doado pela mãe.
II - Herança influenciada pelo sexo: ocorre quando o gene se expressa nos dois sexos, mas de maneiras diferentes. Por exemplo a calvície, que é dominante nos homens e recessiva nas mulheres.
III - Herança restrita ao sexo: o gene está ligado ao cromossomo Y. Origem paterna. "Genes Holândricos": se desenvolvem apenas nos homens.
( I ) Daltonismo
( II ) Calvície
( III ) Formação das gônadas masculinas
( I ) Gene presente no cromossomo X
( III ) Gene presente no cromossomo Y
Leia mais em: https://brainly.com.br/tarefa/4868130
https://brainly.com.br/tarefa/23266102