Uma lata de “spray“ qualquer foi utilizada até não mais liberar seu conteúdo. Neste momento, podemos dizer: * 5 pontos a) A pressão de gases no interior da lata é zero. b)A pressão de gases no interior da é igual à pressão atmosférica. c)Existe vácuo no interior da lata. d)Ao aquecermos a lata, a pressão em seu interior não varia. e)Ao aquecermos a lata, a pressão em seu interior é zero
Respostas
Resposta:
B
Explicação:
Para que haja fluxo de gás de um sistema para outro, é necessário que haja diferença de pressão.
Vamos entender como funciona um spray:
Um gás é colocado em uma latinha, sob pressão superior à pressão atmosférica. Quando apertamos o botão do spray, abrimos uma canal de comunicação entre a a atmosfera e o ambiente interno da latinha. Precisamente neste momento, o gás que está no seu interior consegue sair da latinha em direção à atmosfera, pois a pressão interior da lata expulsa o gás com uma força maior do que a força com com que a atmosfera o empurra lá dentro.
Com o uso, a quantidade de gás dentro do spray vai diminuindo, o que vai diminuindo a pressão no seu interior.
Com isso, chega a um ponto em que a pressão no interior da latinha fica semelhante à pressão atmosférica, aí o jato fica bem fraquinho, já quando a pressão interna fica igual à externa, não há mais fluxo de ar entre o lado de dentro e o lado de fora da latinha. Assim, conseguimos compreender que quando uma latinha de spray não mais libera o seu conteúdo, a pressão interna (no interior da lata) está igual à externa (atmosférica).