• Matéria: Português
  • Autor: Roobert
  • Perguntado 6 anos atrás

Preciso MUITO de ajuda nessas questões relacionadas ao texto. Grato desde já. Vaso Chinês - Alberto de Oliveira - Estranho mimo aquele vaso! Vi-o, Casualmente, uma vez, de um perfumado Contador sobre o mármor luzidio, Entre um leque e o começo de um bordado. Fino artista chinês, enamorado, Nele pusera o coração doentio Em rubras flores de um sutil lavrado, Na tinta ardente, de um calor sombrio. Mas, talvez por contraste à desventura, Quem o sabe?... de um velho mandarim Também lá estava a singular figura. Que arte em pintá-la! A gente acaso vendo-a, Sentia um não sei quê com aquele chim De olhos cortados à feição de amêndoa. Soneto que busca desvendar o universo evocado por um objeto de arte, um vaso chinês. Repare que ao longo do poema o sujeito poético caracteriza a figura passional e triste do autor do vaso – “ fino artista chinês, enamorado” , que “ nele pusera o coração doentio” – imaginando-a por meio das “ rubras flores” e também da “ singular figura” de um velho mandarim, nele pintadas... QUESTÕES – VASO CHINÊS Os parnasianos foram algumas vezes criticados por terem produzidos poemas muito descritivos, sob uma perspectiva fria e impassível. a) Por que os versos do Vaso Chinês, de Alberto de Oliveira, podem ser considerados descritivos? b) Observe a métrica e a rima do poema. É possível afirmar que estão de acordo com os princípios parnasianos? Justifique. c) A crítica de que as descrições criadas pelos poetas parnasianos são muitas vezes impessoais se aplica inteiramente ao poema Vaso Chinês? Justifique sua resposta.

Respostas

respondido por: nilidis
13

Resposta:

Explicação:

o exercício é sobre o parnasianismo

QUESTÕES – VASO CHINÊS Os parnasianos foram algumas vezes criticados por terem produzidos poemas muito descritivos, sob uma perspectiva fria e impassível.

a) Por que os versos do Vaso Chinês, de Alberto de Oliveira, podem ser considerados descritivos?  porque descrevem o vaso chines

b) Observe a métrica e a rima do poema. É possível afirmar que estão de acordo com os princípios parnasianos? Justifique.

estão de acordo com os princípios parnasianos, rimas ricas.

c) A crítica de que as descrições criadas pelos poetas parnasianos são muitas vezes impessoais se aplica inteiramente ao poema Vaso Chinês? Justifique sua resposta.

não. ele narra o que ele está vendo, não um objeto distante.

Sucesso nos estudos!!!

Perguntas similares