Respostas
Resposta:Na América Latina, houveram, basicamente, dois tipos de independência:
.A independência da América Portuguesa: O Brasil
.A independência da América Espanhola: México,Haiti etc.
O processo de independência do Brasil teve sucesso em partes, já que apesar de serem independentes politicamente de Portugal, ainda sofriam influências na economia e também indiretamente, já que o herdeiro do trono português era quem governara (D. Pedro I), pois foi nele que as elites locais se apoiaram para evitar uma possível guerra contra a antiga metrópole. E, instauração temporária da Monarquia, que foi derrubada em 1889 com a instauração da República.
O processo de independência da América Espanhola foi um processo de influências, mais precisamente a influência da classe baixa (indígenas, escravos etc.).
No Haiti,por exemplo, o número de pessoas de classe baixa acima mencionados se tornou maior que os próprios colonizadores espanhóis e que as colônias francesas que ali existiam e, consequentemente, uma independência temporária foi concedida.
Em outros países, como no México, sofreram influências do processo, aumentando ainda mais o receio entre a metrópole que estava perdendo "as estribeiras".
Contudo, esses processos, no geral, apesar de significarem luta pela igualdade e justiça, não foi possível atenderem à esses objetivos, fazendo com que grande parte da população ainda sofra com isso,mas, significou a implantação da República.
resposta HOME HISTÓRIA DA AMÉRICA GUERRILHAS NA AMÉRICA LATINA
Guerrilhas na América Latina
HISTÓRIA DA AMÉRICA
A guerra de guerrilhas se configurou como prática de guerrilheiros na América Latina, a partir do século XX. Poucos movimentos guerrilheiros lograram êxito e conquistaram o poder.
8
PUBLICIDADE
No século XX, a guerra de guerrilhas foi amplamente difundida na América Latina. Os principais grupos de guerrilheiros latino-americanos surgiram na Colômbia, Venezuela, Peru, Guatemala, Argentina, Brasil, Nicarágua, entre outros