Explique a seguinte frase: a escola é uma instituição que passou a funcionar como uma fabrica de cidadãos.
Respostas
*Resposta*
À família, cabe forjar homens, e é específico da escola formar cidadãos. Assimilar uma informação nova é tarefa dependente do status que atribuímos à fonte emissora: se vemos a origem da informação como respeitável, nossa tendência é aceitá-la.
Acontece que os professores, importante fonte de informação, vivem uma ampla desmoralização. Não são levados a sério nem pelo governo, nem pelos alunos, passando por pais e também pelos mestres entre si. A família é regida pela tradição, pela afetividade e é predominantemente oral. A escola é uma instituição submetida ao Estado, direta ou indiretamente. São comunidades letradas, com regras estabelecidas dentro de um sistema hierárquico.
Para a criança, é complicado passar do lar, do afeto e da oralidade para a impessoalidade da instituição pública letrada. Na escola, as relações são ordenadas por estatutos, leis escritas, além de ideologias e metodologias educacionais. A transição é realizada por meio do professor, a quem cabe prepará-la para ser cidadão do mundo. Por que um professor que não é prezado deveria ser levado a sério pela criança? Como ela se sente nessa transição é parte da soma dos sinais que ela capta: como os pais se referem aos professores, como percebem a hierarquia da escola e o estado de ânimo do professor.
espero ter ajudado.......