URGENTEEEEEEE
a) No poema, pode-se notar que o eu lírico apresenta uma situação vivida por um menino. De acordo com as três primeiras estrofes, o que ocorre com esse menino?
b) Na segunda, estrofe do poema, foi utilizado o pronome LHE. Classifique-o.
c) Substitua, na terceira e na quarta estrofes do poema, os pronomes obliquio e o pronome pessoal do caso reto pelos termos a que eles fazem referência. Depois, responda: Por que o poeta usou os pronomes no lugar dos substantivos?
Respostas
- A tarefa é sobre a interpretação do poema "Havia um menino", de autoria de Fernando Pessoa. É feito também o estudo do poema,na observação de pronomes pessoais retos e oblíquos. Primeiramente, vamos relembrar esses pronomes.
Pronomes
- Os pronomes são palavras da língua portuguesa, que podem acompanhar ou substituir os substantivos (nomes). Exemplos: Eu, tu, ele, nós, eles, elas, senhora, isso, te, ti.
Pronomes Pessoais retos
- Pronomes que substituem os substantivos, com a finalidade é evitar a repetição.
Ex: Mauro falou que viria hoje, mas ele não veio.(Pronome ele substituiu o substantivo Mauro)
Pronomes pessoais oblíquos
- Pronomes que substituem os substantivos nas frases, transformando-se em complementos ( me,mim, comigo, se, si, os, as lhes...)
- Exemplos: Eu não queria vê-lo.
Vamos à questão:
" Resposta : "
a) De acordo com as três primeiras estrofes, o menino tinha um chapéu, para se proteger do sol. Ele não tinha um gatinho, mas andava com um caracol dentro do chapéu. Ele precisava andar rápido, para chegar logo na sua casa, pois o caracol causava cócegas, na verdade era um caracol do cabelo.
b) lhe é pronome pessoal oblíquo.
c) O poeta usou os pronomes pessoais do caso reto e pronomes pessoais oblíquos no poema, porque já havia repetido muito as palavras caracol e menino. Utilizando esses pronomes evitaria mais repetições e também teria um efeito melhor na rima do poema.
As respostas estão acima.
Bons estudos!
Leia mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/25788467
Resposta:
na última estrofe do poema há também o uso do pronome oblíquo lo. esse pronome faz referência