• Matéria: História
  • Autor: costasaracarvalho
  • Perguntado 6 anos atrás

3. Como vimos, na sociedade romana, as mulheres não
tinham direito ao voto. Apesar disso, não deixavam de
participar da vida pública e apresentavam suas opiniões
conforme pesquisas revelaram. Em seu município, avalie a participação das mulheres na atividade política e nos movimentos sociais, que procuram exercer cidadania​

Respostas

respondido por: jmsmiguel
10

Resposta:Até o início do século XX, o voto, na quase totalidade dos países, era um direito exclusivo dos homens – especialmente de homens ricos.  No cenário de grandes transformações que foi o século XX, as ativistas que se mobilizaram pelo direito feminino à participação política ficaram conhecidas como sufragistas.

Entre 1890 e 1994, mulheres da maioria dos Estados adquiriram o direito de votar e se candidatar a um cargo público. Ainda assim, tempo e espaço são duas varáveis que diferem muito quando tratamos dessa conquista: o que em 1906 foi uma grande vitória para as finlandesas aconteceu na África do Sul somente em 1993 e na Arábia Saudita em 2011.

O poder sobre as decisões públicas, que deveria ser amplo e irrestrito, representativo e proporcional a toda a população, ainda é marcado por gênero, raça e classe, o que abala a representatividade das instituições políticas e resulta em pouca sensibilidade no mundo político diante desses assuntos – o que será melhor discutido em próximos textos desta trilha. Vamos, agora, conhecer um pouco da história de lutas das mulheres por participação política.

Perguntas similares