1. (U. F. VIÇOSA - MG) As figuras abaixo representam uma espira e um ímã próximos.
Das situações abaixo, a que NÃO corresponde à indução de corrente na espira e
aquela em que:
a) a espira e o imā se afastam;
b) a espira está em repouso e o ima se move para cima;
da espira se move para cima e o imã para baixo:
d) a espira e o imă se aproximam;
e) a espira e o ima se movem com a mesma velocidade para a direita.
Respostas
Resposta:
Alternativa ; E
Explicação:
A espira e o imã se movem com a mesma velocidade para a direita.
Das situações abaixo, a única que acaba não correspondendo à indução de corrente na espira é: a espira e o ima se movem com a mesma velocidade para a direita - letra e).
Vamos aos dados/resoluções:
O fluxo magnético acaba sendo a medida da quantidade de linhas de indução que atravessam uma superfície em função do tempo. E acaba sendo projetado pelo produto entre o campo magnético, a área da superfície e o cosseno do ângulo formado entre o campo e o vetor normal à superfície.
Ou seja, em uma região do espaço onde pode existir um campo magnético uniforme, o fluxo do campo através da espira acaba dependendo do módulo do campo, da área da espira e da sua orientação que esteja relativamente às linhas de campo.
PS: Na região de um ímã, por exemplo, acaba se estabelecendo um campo magnético (que se parece bastante ao campo elétrico em torno de uma carga elétrica específica)
Com isso, a indução da corrente acaba não sendo a mesma da velocidade e acabam se movendo em diferentes velocidades (logo acabam indo tanto pra baixo quanto pra cima, quanto se aproximando e se afastando).
Para saber mais sobre o assunto:
https://brainly.com.br/tarefa/23047517
Espero ter ajudado nos estudos e beba água :)