Os barramentos externos à placa-mãe cumprem a importante função de interligar dispositivos externos à própria placa-mãe. Estes barramentos apresentaram uma evolução, com relação à sua interface e facilidade de conexão, com a evolução da arquitetura do computador. De acordo com os estudos realizados, escreva sobre os barramentos: serial e USB.
Respostas
Resposta:
O barramento serial:
- caracteres são enviado um por um, em um conjunto de bits.
- O mouse e o teclado, hub são exemplos de dispositivos seriais.
- O barramento serial possui velocidades de 1.200 bps até 115.000 bps.
- O barramento serial pode utilizar as portas lógicas COM1, COM2, COM3, COM4.
O barramento USB:
- O barramento USB é a evolução do serial.
- Suporta a conexão de até 127 equipamentos.
- Possui velocidades de transmissão de 1,5 Mbps a 4,8 Gbps.
- Permite conexões no padrão plug and play.
Explicação:
Resposta:
O Barramento Serial, os dados ou caracteres são enviados um por um, em um conjunto de bits. Modems, mouses, impressoras, placas-mãe AT ou ATX, placas de vídeos off board etc., são exemplos de dispositivos seriais. Para conexão lógica com as placas-mãe os dispositivos seriais utilizam as chamadas portas seriais, representadas no computador pelas siglas: COM1, COM2, COM3, COM4, etc. Em relação a velocidades de comunicação, podemos encontrar dispositivos de 1.200 até 128.000 bps (bits por segundo).
O Barramento USB é o aperfeiçoamento (evolução) em relação aos barramentos seriais. Na prática ele trabalha da mesma forma que uma porta serial, ou seja, transmitindo os dados bit a bit (um a um), porém, em velocidades maiores que a comunicação serial. Outra diferença do barramento USB em relação ao serial deve-se ao fato de o USB poder conectar até 127 equipamentos em cada micro com velocidades de transmissão de 1,5 Mbps 4,8 Gbps, o que dá de 192 KB/s até 600MB/s. Tudo isso sem a necessidade de desligar o computador para fazer as ligações e com o reconhecimento automático (Plug and Play) dos aparelhos adicionados ao sistema computacional.
Explicação:
Os barramentos externos à placa-mãe cumprem a importante função de interligar dispositivos externos à própria placa-mãe. Estes barramentos apresentaram uma evolução, com relação à sua interface e facilidade de conexão, com a evolução da arquitetura do computador.