Respostas
Explicação:
um processo muito importante de morte celular. E não pense que é só mais um tipo de morte celular. Trata-se de um tipo de morte muito importante, pois acontece em uma patologia de grande importância médica, que é o infarto agudo do miocárdio.
O processo de necrose, em si, consiste em um tipo de morte celular. É uma morte acidental (pode ocorrer por exemplo por traumatismos e doenças), um tipo passivo de morte, e que consiste num processo patológico, pois além da morte do tecido que sofreu o processo, há extravasamento de conteúdo de células necrosadas para os tecidos/células adjacentes, podendo alterar esses tecidos também.
Ocorre, quando a célula chega a um estado de injúria celular irreversível, um estágio de não retorno, em que ela perde a capacidade de restaurar o equilíbrio homeostático. E assim, sem ter condições nem mesmo de gerar energia, ela entra no processo necrótico, que, comumente, é chamado de “morte suja”, pois a célula que sofre necrose acaba extravasando todo o seu conteúdo no tecido adjacente.
A necrose é um processo que ocorre sem gasto energético (uma vez que a produção de ATP – “a moeda energética” – está comprometida); seguidamente há perda da estabilidade da membrana (por deficiência da bomba Na/K/ATPase); extravasamento do conteúdo celular; e perda da compartimentalização citoplasmática. Além disso, o núcleo sofre três processos em sequência: picnose (o núcleo reduz o tamanho e a cromatina é condensada); cariorrexia (o núcleo é fragmentado e a cromatina está irregular); e cariólise (perda do núcleo e dissolução da cromatina).