3 – Para se recuperar da crise, o presidente estadunidense Roosevelt ( 1933 )
adota uma série de medidas. Dentre a mais significativa está:
a = OTAN
b - Tratado de Kyoto
C - New Deal
d - Big Slick
e- Plano Marshall
Justificativa:
Respostas
Resposta:A crise do liberalismo econômico abriu portas para a reformulação das práticas capitalistas e da relação dessas práticas com o poder de intervenção do Estado sobre a economia. O crash da Bolsa de Nova Iorque, em 1929, colocou em xeque os princípios do liberalismo clássico ao deflagrar uma das maiores crises presenciadas na história do capitalismo. É nesse contexto que surgia o plano econômico chamado de New Deal.
Liberalismo econômico e a crise
No liberalismo clássico, pregava-se o ideal de que a economia seria um organismo autorregulamentado. Segundo sua lógica, quanto maior a liberdade dada às atividades econômicas, maior seriam as condições para que determinado país conseguisse ampliar suas fontes de riqueza. Dessa maneira, o liberalismo clássico desaprovava qualquer esforço governamental com o objetivo de regular os costumes e práticas econômicas de sua sociedade.
De forma geral, vemos que a incrementação do setor financeiro-especulativo capitalista aproveitou das brechas estabelecidas pelo liberalismo tradicional para estabelecer uma perspectiva artificial de crescimento econômico. Agindo sob a possibilidade de crescimento da economia, a especulação financeira acabou impondo um ritmo de crescimento nem sempre correspondente à situação real da economia.
New Deal e o Estado do bem-estar social