Quero que vocês pesquisem e escrevam no caderno a definição e exemplos de: 1) Variações linguísticas; 2) Preconceitos linguísticos; 3) Dialetos.
Respostas
Resposta 1: As variações linguísticas reúnem as variantes da língua que foram criadas pelos homens e são reinventadas a cada dia. Dessas reinvenções surgem as variações que envolvem diversos aspectos históricos, sociais, culturais, geográficos, entre outros. Exemplos: Ele se divide em quatro grupos: sociais, regionais, históricas e estilísticas.
Resposta 2: O Preconceito Linguístico é aquele gerado pelas diferenças linguísticas existentes dentre de um mesmo idioma. ... O preconceito linguístico é um dos tipos de preconceito mais empregados na atualidade e pode ser um importante propulsor da exclusão social. Exemplos: as gírias que você utiliza no dia a dia não são as mesmas que seus avós usavam anos atrás. É importante pensar, então, que os modos de falar podem revelar grandes informações sobre a época do falante. Alguém que, ao referir-se a algo muito interessante, emprega a palavra “supimpa” muito provavelmente é uma pessoa com mais idade. Em contrapartida, se alguém diz “da hora” ou “maneiro”, imaginamos que se trata de uma pessoa mais jovem, por exemplo.
Resposta 3: Modo de falar restrito e próprio de uma comunidade linguística menor, pertencente a outra maior, inserida numa mesma língua. ... [Por Extensão] Maneira própria de falar; linguajar. Exemplos: dialeto mineiro, o dialeto gaúcho, o dialeto baiano e o dialeto carioca.