《°TÍTULO°》 VARIEDADES LINGUÍSTICAS ------ é mt urgente me ajudem por favor pessoal °° OBS °° SE VC NÃO SOUBER A RESPOSTA NÃO RESPONDA (blz?!!;))
Respostas
Resposta:
Olá!!! :)
Quando ocorre preconceito linguístico?
O preconceito linguístico ocorre quando há diferenças linguísticas entre os falantes de um mesmo idioma. Assim, ele está associado às diferenças regionais — desde dialetos, regionalismo, gírias e sotaques — desenvolvidas ao longo do tempo e que envolvem os aspectos históricos, sociais e culturais de determinado grupo.
Atualmente, o preconceito linguístico é recorrente e pode ser um fator importante para a exclusão social. No Brasil, ele pode ser observado com muita facilidade, levando em consideração que muitos creem que a sua maneira de falar seja superior a de outros grupos.
Um exemplo claro é observar um sulista que considera a sua maneira de se comunicar mais elegante aos que vivem no norte e nordeste do país. Vale ressaltar que o Brasil possui dimensões continentais e, embora todos falemos a língua portuguesa, ela apresenta diversas variações e particularidades regionais, como visto.
Sem entender que as diferenças existem, o preconceito da língua acontece no teor de deboche, comportamento que pode gerar diversos tipos de violência (física, verbal e psicológica). Além disso,
Os sotaques que se distinguem não somente nas cinco regiões do Brasil, mas também dentro de um próprio estado, são os principais alvos de discriminação. Por exemplo, uma pessoa que nasceu e vive na capital do Estado e outra que vem do interior.
Nesse caso, muitas palavras são usadas para identificar algumas dessas pessoas, usando um tom pejorativo e depreciativo associado às variedades linguísticas, por exemplo: o caipira, o baiano, o nordestino, o roceiro etc.
(o Brainly não permite fazer referência(s) à outro site. Por isso, não poderei colocar a fonte T-T)
Qual a minha opinião a respeito de preconceitos linguísticos?
Variações linguísticas envolvem vários traços históricos, sociais, culturais e geográficos. Essas diferenças não indicam a superioridade ou a inferioridade de uma linguagem ou de outra; denotam, simplesmente, a diversidade. Dessarte, essa prática faz os indivíduos que sofrem com o preconceito linguístico, muitas vezes, adquirirem problemas de sociabilidade ou mesmo distúrbios psicológicos. De qualquer modo, é inaceitável.
Espero ter ajudado, bons estudos!!! :)