(SAEPE). Leia o texto abaixo e responda. Sobre o milho No Brasil, a venda do vegetal tem força principalmente no caso dos enlatados, que são utilizados, sobretudo, em saladas ou pizzas (cuidado com o sódio, inimigo do coração). Além disso, no entanto, as grandes empresas de distribuição oferecem o alimento na espiga, que é destinado à produção de curau ou pamonha, segundo o Centro Nacional de Pesquisa de Milho e Sorgo da Embrapa, órgão ligado ao governo federal. Do ponto de vista nutricional, o milho é riquíssimo em cálcio, entre outros minerais. No contato com o fogo (pipoca), parte dos nutrientes são perdidos. Outra função importante do milho à alimentação diária: dele, os produtores conseguem extrair a farinha de milho e fubá, utilizados para preparo de pratos típicos brasileiros. Ambos são ricos em amido e polissacarídeo que ajuda a fortalecer o sistema imunológico. O ideal é que as substâncias encontradas no milho façam parte do cardápio, mesmo que seja de forma indireta, como na polenta ou na pamonha caseira. Vida Natural e equilíbrio. Escala, número 19. p. 25. Uma opinião do autor quanto ao consumo de milho está presente em:
A) “...a venda do vegetal tem força principalmente no caso dos enlatados,...”. (ℓ.1-2)
B) “Do ponto de vista nutricional, o milho é riquíssimo em cálcio,...”. (ℓ. 11-12)
C) “No contato com o fogo (pipoca), parte dos nutrientes são perdidos.”. (ℓ. 12-13)
D) “...polissacarídeo que ajuda a fortalecer o sistema imunológico.”. (ℓ. 20)
E) “O ideal é que as substâncias encontradas no milho façam parte do cardápio,...”. (ℓ. 22-23)
Respostas
E) “O ideal é que as substâncias encontradas no milho façam parte do cardápio,...”. (ℓ. 22-23)
________________________________
* Perceba que na Letra A, B, C e D, o autor fala algumas características do milho e algumas informações que são verdadeiras sobre a importância do milho. Mas na Letra E o autor dá a opinião dele, dizendo que as substâncias encontradas no milho devem fazer parte do nosso cardápio.
Uma opinião do autor quanto ao consumo de milho está presente na alternativa E) “O ideal é que as substâncias encontradas no milho façam parte do cardápio,...”. (ℓ. 22-23)
Diferença entre opiniões e fatos
Uma opinião pode ser compreendida como a interpretação de alguém sobre um fato. Pode-se dizer que os fatos não dependem de opiniões, enquanto que as opiniões dependem de fatos. Normalmente, as opiniões geram debates, porque expressam a maneira de pensar e de julgar de certo alguém.
Podemos observar a presença de uma opinião apenas no trecho colocado na letra E, uma vez que o autor utiliza o termo "ideal", que acaba por expressar uma opinião própria sua, em que pensa que substâncias do milho devem estar no cardápio. Todos os demais trechos apresentados acabam por evidenciar apenas fatos pertencentes à realidade.
Veja mais sobre fatos e opiniões:
brainly.com.br/tarefa/27754038
#SPJ2