Durante o período do neocolonialismo, a África foi dividida em fronteiras artificiais de acordo com os interesses europeus. Portanto, grande parte dos conflitos existentes na África é originada por problemas de território, uma vez que as delimitações das fronteiras dos países africanos foram estabelecidas por colonizadores que não levaram em consideração a identidade e tradição tribal, confrontando, assim, as etnias dentro do continente. FERREIRA et al. África de ontem, África de hoje, Resquícios de permanência? In: Revista de História Contemporânea, n.2. maio out. 2008. A partir do texto e da análise dos aspectos econômicos, políticos e sociais do continente africano, é correto afirmar que Escolha uma:
a. durante a colonização feita pelos europeus no continente africano, as riquezas locais, como madeira, ervas, ouro, ferro e o cultivo dos produtos tropicais, não foram explorados pelos colonizadores, permanecendo protegidos por muitas décadas.
b. os colonizadores dividiram os territórios, segundo os interesses políticos e econômicos dos africanos, estabelecendo fronteiras artificiais e respeitando a cultura do povo africano.
c. a colonização europeia começou a enfraquecer a luta pelo movimento de libertação nacional na África, pois toda a população africana apoiava o domínio das potências europeias.
d. ao fim da Segunda Guerra Mundial, um número significativo de etnias, que falavam vários idiomas, convivia no continente africano, que estava dividido em áreas de exploração colonial entre França, Itália, Portugal, Alemanha, Espanha, Bélgica e Grã-Bretanha.
cauabjj1801:
aa
Respostas
respondido por:
12
Resposta:
D
Explicação:
Os colonizadores estavam fracos em vários aspectos,e já que a África não esteve tão presente nos combates da 2 guerra ela tinha uma riqueza grande,que os colonizadores exploraram da melhor forma possível,fazendo que conflitos já existentes se tornavam mais forte ocasionando em guerras cicis.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás