produza um texto argumentativo; aponte soluções para
melhorar os problemas causados pelo trânsito em nosso país
Respostas
Para produzir um texto argumentativo, uma das opções que se tem é seguir a ordem tese, antítese e a síntese.
Será feita uma breve análise de como ficaria com o assunto proposto: solucionar os problemas causados pelo trânsito.
Entendendo a construção dialética.
A construção dialética difere da indução e da dedução porque não se baseia em evidências ou premissas (como na indução e na dedução) mas em três elementos: tese, onde se apresenta o tema e se afirma um ponto de vista; antítese, o elemento oposto, o contraditório; e síntese, que pode fechar o assunto reafirmando a tese e desbancando a antítese -síntese reafirmadora -, ou deslocando o ponto de vista para o real problema - síntese conciliadora.
Mas antes de começar a escrever é necessário fazer um recorte dentro do assunto proposto porque ele é muito amplo: seria necessário um volume para falar de todos os aspectos dos problemas do trânsito no Brasil.
Então dentro do assunto escolhe-se um tema. Tema é o ponto no qual se foca dentro de um assunto mais amplo.
Dentro do assunto proposto, o recorte será feito com o tema abaixo:
Lombadas nas ruas brasileiras.
- tese - As lombadas nas ruas Brasileiras não impedem os problemas de trânsito e esta proposição se evidencia no número de acidentes causados por excesso de velocidade, embriaguez ao volante e um sem-fim de fatores. Além disso, elas dificultam o trabalho de serviços de segurança pública e os de emergência porque estes necessitam andar em alta velocidade para serem realmente efetivos para a sociedade.
- antítese - No entanto, se substituirmos todas as lombadas do Brasil por radares de velocidade, os serviços de emergência funcionariam melhor mas isto não garantiria um menor número de acidentes, dado que haverá sempre quem possa pagar as multas por excesso de velocidade e haverá sempre os que vão dirigir embriagados ou sob efeito de outras substâncias, e, mais do que isto, o motorista que sempre dirige com cautela poderia ser prejudicado: um simples descuido e seria penalizado com multas que pesariam em seu orçamento familiar.
- síntese - Na verdade, uma discussão sobre a substituição de lombadas por radares de velocidade só fará sentido quando tomarmos como foco quem conduz, ou seja: a formação do condutor, seus valores, seu respeito pela vida humana. Pois o problema não reside no existir ou não das lombadas, e sim, na consciência daquele conduz e para se chegar a esta consciência há que se ter uma grande mudança de perspectiva dentro da cultura do trânsito, que esta está contida dentro da cultura do povo Brasileiro, e um dos meios de se mudar a cultura, é a educação.
Percebe-se que na tese é proposta uma ideia: as lombadas são ruins. Na antítese, um contra-argumento: se as tirarmos, o problema são será solucionado e gerará outro problema. E na síntese, há uma conclusão conciliadora que muda o foco do problema das lombadas para o que realmente importa e o impasse é superado: o debate, aqui, será inútil se focarmos nas ruas, lombadas, ou semáforos; devemos focar nos condutores, que devem ser educados e conscientizados.
Mais sobre tese, antítese e síntese aqui: https://brainly.com.br/tarefa/21808170
#SPJ1