(Ufu 2012) A teologia natural, segundo Tomás de Aquino (1225-1274), é uma parte da filosofia, é a parte que ele elaborou mais profundamente em sua obra e na qual ele se manifesta como um gênio verdadeiramente original. Se se trata de física, de fisiologia ou dos meteoros, Tomás é simplesmente aluno de Aristóteles, mas se se trata de Deus, da origem das coisas e de seu retorno ao Criador, Tomás é ele mesmo. Ele sabe, pela fé, para que limite se dirige, contudo, só progride graças aos recursos da razão. GILSON, Etienne. A Filosofia na Idade Média, São Paulo: Martins Fontes, 1995, p. 657. 1. De acordo com o texto acima, é correto afirmar que: * 1 ponto a) a obra de Tomás de Aquino é uma mera repetição da obra de Aristóteles. b) Tomás parte da revelação divina (Bíblia) para entender a natureza das coisas. c) as verdades reveladas não podem de forma alguma ser compreendidas pela razão humana. d) é necessário procurar a concordância entre razão e fé, apesar da distinção entre ambas.
Respostas
respondido por:
109
Resposta:
Espero que isso ajude ;D
Explicação:
A filosofia tomista como ficou conhecida, tinha como objetivo não contrariar a fé, pois sua finalidade era organizar um conjunto de argumentos para demonstrar e defender as revelações do cristianismo.
Neste sentido, o pensamento de Aristóteles, como citado acima, foi muito importante para Santo Tomás de Aquino.
Tomás que Aquino dividiu a metafísica em duas partes ao introduzir uma distinção entre ser e essência. Para ele existe o ser em geral e o ser pleno que é Deus. De acordo com essa distinção, o único ser realmente pleno, no qual o ser e a essência se identificam, é Deus.
tellesjuliana455:
a certa é a D?
respondido por:
172
Resposta: 1) letra D
2) letra B
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás