Sobre o Livro Dom Quixote. Responda : Principais características de: Dom Quixote e Sancho Pança,retratando o contexto histórico da época.
Respostas
Resposta:
Em Dom Quixote de La Mancha, Miguel de Cervantes se propõe fazer uma paródia dos livros de cavalaria, mas o resultado ultrapassa esse propósito. A obra entrou para a história como a fundadora do romance moderno.
A estrutura de Dom Quixote
A primeira parte da obra foi publicada em 1605 e teve êxito imediato. Em 1615 Cervantes imprimiu a segunda parte.
A ação da primeira parte (1605), composta de 52 capítulos, começa com a adesão de Alonso Quijano à cavalaria andante. Com isso, Cervantes emula as aventuras dos livros de cavalaria. Desde esse momento até duas excursões – primeiro sozinho e depois com o escudeiro Sancho Pança —, o protagonista transforma a realidade com sua imaginação: vê castelos onde apenas há estrebarias, gigantes no lugar de moinhos e exércitos poderosos diante de rebanhos de ovelhas.
Na segunda parte (1615), composta por 74 capítulos, são relatadas as aventuras de Dom Quixote e Sancho em sua terceira saída da aldeia. Ambos agora são enganados, às vezes de um jeito cômico, por outras pessoas. A obra termina com o regresso do cavaleiro e do escudeiro à aldeia, onde Dom Quixote recupera o bom senso e morre.
Na primeira parte do romance, as aventuras de Dom Quixote são motivadas por sua própria imaginação, enquanto na segunda normalmente são provocadas por golpes das personagens.
Resumo da obra
Primeira parte
Alonso Quijano é um fidalgo modesto e já maduro que enlouquece por ler livros de cavalaria e decide emular os cavaleiros andantes. Ele adota o nome de Dom Quixote de La Mancha e sai em busca de aventura.
Como o herói que imita, ele oferecerá todos os triunfos àquela que acredita ser a sua dama, Dulcineia dei Toboso, que na realidade é a camponesa Aldonza Lorenzo.
Livro Dom QuixoteDesde a sua primeira saída, Dom Quixote dá mostras de loucura. Em um moinho, que a ele parece ser um castelo, é armado cavaleiro em uma cerimônia ridícula e, depois de algumas aventuras sozinho, volta à sua aldeia. Ali convence Sancho Pança, um lavrador vizinho, a ser seu escudeiro, e em troca lhe promete como pagamento o governo de uma ilha.
Cavaleiro e escudeiro se colocam em uma série de aventuras em que Dom Quixote confunde a realidade com a ficção. Assim, por exemplo, Dom Quixote e Sancho encontram pelo caminho dois frades de São Benedito que acompanham uma mulher. Dom Quixote acredita que se trata de feiticeiros que raptaram uma princesa. Para salvá-la, o cavaleiro enfrenta o escudeiro da dama.
Em outro trecho do livro, Dom Quixote confunde alguns rebanhos de ovelhas com dois exércitos dispostos a entrar em guerra. Essa passagem, uma das mais conhecidas da primeira parte, é uma paródia das complexas descrições épicas dos livros de cavalaria:
Sancho pança: ingênuo e honesto lavrador; trabalhador; fiel; pouca inteligência; mantinha certa lucidez ao acompanhar Dom Quixote.
Dom quixote Segundo o livro: alto, magro, idealista, sonhador e aventureiro.