Tão importante como divulgar a prática emancipatória da construção do projeto político-pedagógico da escola é considerar que, na prática cotidiana, no universo próprio da escola, existem várias forças que atuam por diversos lados e que pode dificultar que todos caminhem numa mesma direção. É exatamente a existência dessas forças que fazem com que muitas escolas desistam do processo criativo de construção ou, ainda, não encontrem formas para realizá-lo na prática. De acordo com a perspectiva emancipatória, às características do projeto político-pedagógico inclui-se:
Respostas
Aap2 - Currículo e Inovações
Questão 1) compreensão dos processos político-educativos como processos emancipatórios possibilita, em alguma medida, o papel do intelectual como parte de um organismo vivo que se interliga a um projeto de sociedade onde não mais se justifica a produção do conhecimento como ações isoladas, desagregadas e despolitizadas. Sua função deve estar atrelada a um projeto político-pedagógico emancipatório e não pode mais consistir em uma prática enquanto especialidade e ações isoladas. Vinculam-se a democratização do poder e das relações entre os sujeitos, as quais darão sentido a sua missão histórica.
O excerto trata de ações político educativos voltadas a processos emancipatórios e à constituição de uma sociedade cooperativa, agregadora e politizada. Ressalta ainda que tais ações político-educativas não podem ser isoladas. Neste sentido, o trecho refere-se a políticas educacionais, pois:
Resposta: Alternativa CORRETA é a da letra:
C) apresenta a definição de processos pedagógicos voltados ao desenvolvimento pleno dos educandos.,
######################################################
Questão 2) Qual a diferença entre a Base e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e as diretrizes curriculares (DCN) que existiam antes?
A BNCC foi elaborada à luz do que diz os PCNs e as DCN. No entanto, a Base é mais específica, determinando com mais clareza os objetivos de aprendizagem de cada ano escolar. Ela será obrigatória em todos os currículos de todas as redes do país, públicas e particulares, ao contrário dos documentos anteriores, que devem continuar existindo, mas apenas como documentos orientadores não obrigatórios.
Em termos de políticas educacionais e curriculares, além das DCN e dos PCNs, também existem a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional no. 9394 (LDB) e o Plano Nacional de Educação (PNE), elaborado a cada dez anos. A versão mais recente do PNE é a de 2014-2024. Tais políticas foram desenvolvidas em momentos diferentes. Veja a relação delas:
1. DCN. 2. BNCC. 3. LDB. 4. PCNs. 5. PNE.
Assinale a alternativa que apresenta a ordem cronológica correta da publicação de cada uma.
Resposta: Alternativa CORRETA é a da letra:
C) 3 – 4 – 1 – 5 – 2.
###################################################
Questão 3) A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o que preceitua o Plano Nacional de Educação (PNE). Este documento normativo aplica-se exclusivamente à educação escolar, tal como a define o § 1º do Artigo 1º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), e está orientado pelos princípios éticos, políticos e estéticos que visam à formação humana integral e à construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva, como fundamentado nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (DCN).
Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:
I. A BNCC não se configura como uma norma, mas sim como uma sugestão a ser seguida ou não por todas as etapas e modalidades da educação básica.
II. O PNE 2014-2024 tem como uma de suas metas a proposta arrojada de “garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive, entre outros, por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e não-violência, cidadania global, e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável”. Esta é uma das orientações que a BNCC segue.
III. As DCN de 2013 dedicam espaço de discussão e trazem orientações acerca da educação no campo, educação quilombola, educação inclusiva, entre outros.
IV. Os princípios estéticos, propostos na LDB, que visam o desenvolvimento da sensibilidade humana e significam a capacidade de apreciar, imaginar, criar, fundamentais para o desenvolvimento infantil, se fazem presentes na BNCC com maior destaque nas dez competências gerais da educação básica.
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
Resposta: Alternativa CORRETA é a da letra:
A) II, III e IV, apenas.
###################################################
Questão 4) Ao enfatizar as “habilidades”, as “competências”, os “procedimentos” e a “formação de atitudes”, e não destacar os conteúdos escolares, o trabalho educativo e o ensinar, o documento traz uma perspectiva que visa adaptar os alunos ao mercado de trabalho ou, mais propriamente, ao “empreendedorismo”. Ou seja, com o crescente desemprego e a consequente diminuição do trabalho formal, o objetivo dessa formação é preparar os filhos da classe trabalhadora para o mundo do trabalho informal e precarizado, compatível com as novas demandas do capital para este século, voltadas para a acumulação “flexível”. Por outro lado, essa concepção de currículo presente na Base corresponde também à expectativa do desenvolvimento de uma certa “capacidade” que os alunos devem ter para responder aos famosos testes padronizados, que dominam o sistema de avaliação institucional brasileiro e que são o instrumento de implantação de uma gestão por resultados com a responsabilização da ponta do sistema - redes municipais, escolas e professores -, pelo desempenho escolar, tirando a obrigação do Estado e estimulando, por meio da chamada “gestão democrática”, as parcerias com os agentes privados, ou mesmo a transferência de redes inteiras para a gestão das chamadas Organizações Sociais - OS.
No excerto, os autores fazem uma análise sobre a aspectos que permeiam BNCC.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente o teor desta análise.
Resposta: Alternativa CORRETA é a da letra:
E) Trata-se de uma crítica a aspectos velados que permeiam a BNCC: o motivo de se organizar a educação nacional em torno de desenvolvimento de competências demonstra uma proximidade com a lógica de mercado.
Explicação: Corrigida pelo AVA em 04/11/22.