Respostas
Resposta:
A modalidade cíclica é caracterizada como repetição continua e prolongada de determinado gesto esportivo, como por exemplo a corrida, o ciclismo, caminhada, remo, natação, canoagem e etc.
A modalidade acíclica se caracteriza por esportes que não possuem repetição contínua do movimento e é onde a naturalidade e espontaneidade são tidas como suas principais características, como exemplo posso citar, o futebol, voleibol, basquetebol, handebol entre vários outros.
Resposta:
Velocidade Acíclica
Já que a velocidade acíclica será comentada, em pormenores, ao lado da velocidade de ação e de reação - falaremos resumidamente das capacidades parciais da velocidade e, também, da velocidade - habilidade (Konzag 1983, 592; Demuth 1984, 519; Schellenberger 1986, 428; Schlimper/Brauske/Kirchgässner 1989, 44). No centro das explicações da velocidade de movimento sem bola está a velocidade acíclica.
Velocidade Cíclica
Sob o ponto de vista da especificidade do futebol, a velocidade cíclica pode ser subdivida ainda em velocidade básica, sprint e resistência de velocidade.
A velocidade básica é idêntica à capacidade de aceleração ou à força de sprint. Ela se caracteriza pelo alto poder de aceleração, representando o componente mais importante da velocidade cíclica.
A resistência de sprint contém a capacidade de absorver rápidas acelerações, sem que estas diminuam acentuadamente por todo o jogo. Ela depende, pois, de boa capacidade de recuperação e de resistência aeróbia bem-desenvolvida.
A resistência de velocidade - a máxima velocidade que pode ser mantida o maior tempo possível em um período - representa para o jogador de futebol, em comparação com o velocista proveniente do atletismo, qualidade de valor secundário, já que o jogador percorre quase exclusivamente trechos que não ultrapassam a zona de aceleração
Explicação: