FGV) Tanto o projeto de uma ciência capaz de explicar a sociedade, quanto o termo sociologia para designá-la, remontam a Auguste Comte, que, no seu Curso de Filosofia Positiva (1830-42), apresentou uma concepção evolutiva da história e do desenvolvimento intelectual da humanidade, sintetizados na "lei dos três estados". Assinale as opções que não caracterizam corretamente esta lei, na perspectiva comtiana. No estado metafísico, caracterizado por uma atitude crítica, o homem identifica a causa dos fenômenos em entidades divinas antropomorfizadas.
A-No estado positivo, o homem almeja o saber absoluto, ou seja, a pesquisa das causas últimas e das leis efetivas de todos os fenômenos naturais e sobrenaturais.
B-No estado metafísico, os homens são submetidos a regimes, como o feudal, em que o papado detém o poder espiritual e uma casta militar guerreira, o temporal.
C-No estado teológico, caracterizado pela imaginação, o homem identifica a causa dos fenômenos em entidades sobrenaturais.
digotraiano100:
é a B
Respostas
respondido por:
39
A alternativa B está correta.
A sociologia surgiu a partir da análise para a reformulação da sociedade com o objetivo de promover ordem e o progresso, que tinham relação com o poder e o estabelecimento da igualdade nas relações humanas entre os indivíduos que vivem em uma mesma sociedade, sendo referência para as demais escolas da sociologia até os dias de hoje.
Ele foi um dos grandes contribuintes do positivismo, noção que em sua concepção ia de encontro a 3 estados, sendo:
- O metafísico;
- O empírico;
- E o teológico.
O pensamento positivista parte da concepção que a subjetividade é colocada em prática a partir da observação dos fatores e das hipóteses que seguem o problema.
respondido por:
0
Resposta:
Não é a resposta B.. está errada.
errei a questão
Explicação:
Perguntas similares
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás