Quais estruturas ósseas formam a coluna vertebral?
Respostas
Resposta:
A coluna vertebral é formada por 33 vértebras, sendo 24 pré-sacrais (cervicais, torácicas e lombares), cinco vértebras sacrais e o cóccix, que é formado por quatro vértebras.
Resposta:A coluna vertebral é formada por 33 vértebras, sendo 24 pré-sacrais (cervicais, torácicas e lombares), cinco vértebras sacrais e o cóccix, que é formado por quatro vértebras.
Observe os tipos de vértebras existentes na coluna
Sete vértebras cervicais: proporcionam suporte à cabeça;
Doze vértebras torácicas: garantem suporte para a cavidade torácica e estão conectadas às costelas;
Cinco vértebras lombares: garantem suporte para a cavidade abdominal e também proporcionam movimento entre a parte torácica e a pelve;
Sacro: é formado por cinco vértebras fundidas e une a coluna à cintura pélvica;
Cóccix: é constituído por quatro vértebras e garante o suporte do assoalho pélvico.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Uma vértebra típica é formada por corpo, arco e processos vertebrais. O corpo é a parte da vértebra que suporta o peso e é constituído por osso esponjoso, apresentando nas bordas osso compacto. Ele está localizado na parte anterior da estrutura. Na parte posterior da vértebra, encontra-se o arco, o qual é formado pelo pedículo direito e esquerdo e pela lâmina direita e esquerda. O arco e a parede posterior do corpo formam o forame vertebral, canal por onde passa a medula. Os processos vertebrais são pontas ósseas que saem das lâminas.
A vértebra apresenta três porções básicas: corpo, arco e processos vertebrais
A vértebra apresenta três porções básicas: corpo, arco e processos vertebrais
→ Qual é a função da coluna vertebral?
A coluna vertebral é um importante eixo de sustentação que garante uma postura adequada, permite que o peso do corpo seja sustentado e protege a medula espinhal e raízes nervosas. Ela também constitui uma importante base para estruturas como costelas e músculos. Apesar de o movimento entre as vértebras ser pequeno, quando analisamos a coluna vertebral como um todo, vemos que elas permitem importantes movimentos, como os de inclinação, flexão lombar e rotação cervical.
Explicação: denada
se te ajude