Respostas
Resposta:
Pertencente ao grupo dos Felídeos e como a maioria dos indivíduos deste grupo, são animais solitários, carnívoros e territorialistas, atualmente renomeado para Puma concolor
As principais características dos pumas são: corpo alongado, cabeça pequena, orelhas pequenas, curtas e arredondadas, pescoço e cauda longa, comprimento em média de 1,55 metro sem a cauda, e 0,70 metros do ombro ao chão, pesam em torno de 70 a 85 kg. A cauda mede de 50 a 80 cm. A pelagem varia conforme a região em que vivem, geralmente, nas cores bege-rosado, cinza, marrom ou ferrugem.
O puma habita boa parte da América. Delimita seu território com urina, fezes, arranhões e secreções da glândula anal espalhadas nas árvores. Com hábitos noturnos e diurnos, com preferência para caçar no crepúsculo. Durante a caça espreitam-se atrás de arvores e arbustos e quando a presa se aproxima, emboscam-na. O nado às vezes torna-se essencial, mas a evitam sempre que possível. Possuem grande variedade alimentícia, consumindo ovelhas, cervos, gado, roedores e até insetos.
O cio dura de 3 a 4 dias e com intervalos de 23 dias entre um cio e outro. A gestação dura entorno de 95 dias e a fêmea dá a luz de 1 a 4 filhotes. Os filhotes nascem pintados e estas manchas permanecem por 6 meses e depois deste tempo elas somem. As fêmeas vivem aproximadamente de 12 anos e ganham a maturidade sexual por volta dos 2 anos e os machos vivem 20 anos e chegam à maturidade sexual aos 3 anos.
O puma é um dos poucos felinos que não rugem, ao invés deste som característico para a família, eles emitem um som similar ao notado em gatos domésticos quando estão estressados ou com muito medo ou podem se comunicar por um silvo estridente.
O puma encontra-se com grande chance de extinção, os fatores principais são relacionados ao homem e o desmatamento que diminuem seu território de caça, e com isso, esses animais necessitam buscar alimento em outras regiões, ou então, acabam atacando o gado doméstico por não compreender os limites de uma fazenda. Com isso, muitos fazendeiros tem caçado este animal diminuindo ainda mais a densidade da espécie. Apesar de exímio caçador, os pumas evitam o contato com o homem e mesmo quando em contato evitam atacar o homem.
Você pode ver mais no info escola! espero ter ajudado
Resposta:
Puma é um gênero da família Felidae que agrupa duas espécies de felinos, a suçuarana ou puma (Puma concolor) e o jaguarundi (Puma yagouaroundi). Pode também incluir vários representantes fósseis mal conhecidos do Velho Mundo (como Puma pardoides, ou "pantera de Owen", um grande felino semelhante ao puma que vivia na Eurásia durante o Pleistoceno).
Explicação:
O ancestral comum dos atuais gêneros Leopardus, Lynx, Puma, Prionailurus, e Felis migrou para a América pelo estreito de Bering há entre 8 e 8,5 milhões. As cinco linhagens divergiram posteriormente na ordem citada. Os estudos mostraram que o puma e o jaguarundi são mais próximos entre si que do guepardo moderno, mas a sua linhagem exata permanece ainda por resolver. A linhagem do puma divergiu há 6,7 milhões de anos dando origem aos ancestrais do guepardo, puma e jaguarundi.
Há dois ou três milhões de anos, durante o Grande Intercâmbio Americano, os felinos da América do Norte (e entre eles, os ancestrais do puma e do jaguarundi) invadiram a América do Sul a seguir à formação do istmo do Panamá.
Espécies e subespécies
O género Puma inclui duas espécies, cada uma com várias subespécies:
Puma concolor - puma
Puma concolor concolor
Puma concolor anthonyi
Puma concolor cabrerae
Puma concolor costaricensis
Puma concolor couguar
Puma concolor puma
Puma yagouaroundi - jaguarundi
Puma yagouaroundi yagouaroundi
Puma yagouaroundi ameghinoi
Puma yagouaroundi cacomitli
Puma yagouaroundi eyra
Puma yagouaroundi fossata
Puma yagouaroundi melantho
Puma yagouaroundi panamensis
Puma yagouaroundi tolteca