Como as pessoas se infectavam com a "peste bubônica" que matou mais de 60 milhões de pessoas no mundo medieval?
Respostas
As condições sanitárias da Europa Medieval provocaram a disseminação da bactéria.
Becos cobertos de lama, sujeira, lixo, animais mortos - as condições eram subumanas na Europa Medieval. Tanta falta de higiene e saneamento dava origem a ratos e pulgas, os grandes transmissores da bactéria da Peste Negra.
Não havia esgoto, então a sujeira corria a céu aberto, que terminavam no rio. Se não chovesse, os dejetos não corriam para o rio. Isso deixava o ambiente propício para a doença. As pessoas mijavam e cagavam em qualquer lugar: mato, corredores das casas, bacias nos cantos das propriedades, etc.
A medicina daquela época era um misto de crença popular, magia, astrologia e até artesanato. Acreditavam que tomar banho tirava a imunidade do corpo, sem contar que não lavavam as mãos e nem se limpavam da urina (e fezes). Na época, mataram milhares de gatos por pura superstição, fazendo com que não houvessem predadores para matar os ratos que espalharam a Peste.
Resposta:
A picada de pulgas é o principal mecanismo de transmissão da doença. a pulga picava um rato ou outro animal contaminado, depois picava a pessoa contaminando-a em seguida. Já a pneumonia pestosa secundária, altamente contagiosa, que ocorre durante casos de peste bubônica decorre da transmissão direta inter-humana, ou seja de pessoa para pessoa.