Juscelino Kubitschek elegeu-se com uma proposta de “industrialização acelerada”, a qual esteve presente no slogan de campanha “50 anos em 5” e, posteriormente, no “Programa de Metas” de seu governo. Essa política populista de crescimento acelerado da economia que o governo JK procurou promover foi possível graças: *
1)Ao estímulo de investimentos externos, à implantação de multinacionais no Brasil e à obtenção de empréstimos no exterior.
Ao incentivo aos investimentos privados em infraestrutura, como energia, estradas e siderúrgicas.
2)A uma política de defesa da agricultura nacional visando o aumento da produção de cereais para a exportação.
3)À intervenção direta do Estado na indústria pesada, automobilística e de bens de consumo não duráveis.
4)A uma série de reformas de base, como a agrícola, urbana, bancária e fiscal, visando a liberar capitais especulativos improdutivos.
Respostas
Resposta:
É a questão 1 tenho certeza, eu fiz essa resposta e deu certo.
A alternativa correta é a 1)Ao estímulo de investimentos externos, à implantação de multinacionais no Brasil e à obtenção de empréstimos no exterior. Ao incentivo aos investimentos privados em infraestrutura, como energia, estradas e siderúrgicas.
Juscelino Kubitschek verificou que para poder gerar desenvolvimento econômico no país, além de criar competitividade de mercado, era necessário a abertura de mercado e consequente investimento de capital estrangeiro, através da instalação de multinacionais. No entanto, o crescimento e alto investimento foi marcado pelo aumento da dívida externa do país.
Houve forte investimento no ramo industrial, sobretudo em setores automobilísticos, de energia, siderúrgica.
Bons estudos!