Pesquise o motivo que torna o queijo canastra um dos Patrimônios Imateriais de Minas Gerais
Respostas
Resposta:pois ele tem uma maneira única do modo de preparo
Explicação:espero ter ajudado;^
Bons estudos
Resposta:
É a sua forma de produção artesanal, o conhecimento empírico passado de geração a geração e que formou a nossa historia.
Explicação:
O motivo que torna o queijo da serra canastra algo imaterial, é a sua forma de produção artesanal.
A produção de queijos aconteceu de forma mais acentuada durante o Ciclo da Mineração, ambientado na região dos atuais estados de Goiás, Mato Grosso, Bahia e, especialmente, Minas Gerais, a partir do final do século XVII.
Acredita-se que a cura dos Queijos Minas Artesanal tenha sido empiricamente realizada nas roças, com a finalidade de tornar os queijos mais estáveis para que pudessem ser transportados em balaios e no lombo de animais, sem serem danificados durante o trajeto. Além disto, deve ter sido um procedimento para reunir uma quantidade de queijos para ser transportada.
As dificuldades de rápido escoamento do leite cru das roças para as cidades, especialmente devido ao relevo montanhoso Minas Gerais, fizeram da produção de queijos a estratégia para conservar os nutrientes do leite cru e também para distribuí-los para o mercado consumidor, no lombo de animais.
Talvez, comer um queijo fresco e branco fosse privilégio de quem morava na roça. Os queijos vendidos nas vendas das cidades eram mais amarelos, mais firmes e, supondo-se o tempo de cura e o tempo gasto para o transporte, provavelmente tinham sabor e aroma diferenciados, devido ao desenvolvimento e a sucessão dos microrganismos.
Ouve-se falar, dos moradores mais antigos, que os queijos eram curados em prateleiras de madeiras nos porões das casas e até em gavetas de móveis de madeira.
O Queijo Minas Artesanal recém produzido apresenta sabor basicamente salgado e ácido.
A trajetória do queijo minas é repleto de conhecimento e técnicas, por isso é considerado um patrimônio histórico e cultural imaterial de Minas Gerais, sendo uma parte importante da nossa história.