2) As ideias de liberdade e igualdade nem sempre foram interpretadas da mesma maneira pelos revolucionários franceses. Os burgueses, por exemplo, defendiam a liberdade econômica e a tolerância religiosa. Já outros membros do terceiro estado, defendiam um governo popular em que a liberdade pudesse diminuir as desigualdades sociais. Ainda hoje, as noções de liberdade e igualdade são interpretadas de formas diferentes. No Brasil por exemplo, discute-se que não é possível haver liberdade individual com tamanha desigualdade social. Outros defendem que o direito à liberdade implica reconhecer que nem todos são iguais em talento, méritos, sexualidade etc. Exemplo disso é o debate que se refere ao direito de todos viverem sua sexualidade sem sofrer preconceitos e violência
. a) Na sua opinião, o que significa liberdade e igualdade? b) Para você qual é o lugar da fraternidade no mundo globalizado?
Respostas
Resposta:
a) A liberdade é algo que todas as pessoas devem ter, independentemente de suas diferenças, liberdade de ser quem querem ser, de amar quem querem amar, de falar o querem falar etc, considerando que essa liberdade não vá tirar a liberdade de outras pessoas ou desrespeitá-las. Já a igualdade engloba os direitos que cada cidadão possui, ou ao menos deveria possuir, que em teoria devem ser assegurados a todas as pessoas, porém sabemos que há preconceitos e recortes sociais, que infelizmente não tornam a sociedade um local igualitário para todas as pessoas como seria o ideal.
b) Fraternidade é um conceito acima de tudo, em que há apoio e compaixão entre as pessoas, um ambiente para ser saudável e agradável é preciso ser fraterno. No mundo globalizado fica bem evidente as polaridades em que as pessoas estão inseridas, na questão ideológica, política, social ou religiosa, então percebe-se falta de fraternidade entre os indivíduos, gerando muitos conflitos ao redor do mundo, por isso a importância da fraternidade atualmente na sociedade globalizada.