Considerando o conceito proposto pela segunda lei de Ohm, descrito pelo experimento, justifique como cada fator da equação apresentada ao final do vídeo influência na resistência do condutor, isto é, explique porque a resistência é diretamente proporcional à resistividade e ao comprimento do condutor, porém inversamente proporcional à bitola (espessura ou área de seção transversal). Favor enviar o mais rápido, preciso entregar até 23:59 atividade de fechamento do g0rda0
Respostas
Resposta:
A resistividade é uma propriedade independente das dimensões do corpo, mas depende das propriedades do material que o compõe. Entre elas, pode-se citar a quantidade de elétrons de condução, colisão dos elétrons, etc. A resistividade mede a oposição que um material gera à passagem de carga elétricas. Logo, quanto mais resistivo for um material, maior é a oposição à passagem de cargas e, portanto, de corrente elétrica. Logo, a resistência também será maior.
Para entender a relação entre resistência e a área da seção reta do condutor, pode-se pensar que, quanto maior a área da seção, maior será o caminho disponível para passagem de cargas no condutor em um mesmo intervalo de tempo quando comparamos com um condutor de menor área. A definição de corrente elétrica é justamente a quantidade de cargas em um tempo. Logo, quanto maior a área mair será a quantidade de cargas em um tempo, isto é, maior será a corrente. Logo, o valor da resistência (oposição à passagem de corrente) também será menor. Por isso, a resistência é inversamente proporcional à área da seção reta do condutor.
O comprimento do fio pode ser entendido como a distância que as cargas elétricas devem percorrer, isto é, o caminho percorrido pela corrente elétrica. Portanto, é de se esperar que, quanto maior for o comprimento, maior será a distância a ser percorrida e, portanto, a oposição enfrentada pelas cargas elétricas será maior. Por isso, a resistência elétrica será diretamente proporcional ao comprimento do fio.