Leia o texto a seguir:
"Do clima à energia e o turismo, o presidente da Embrapa listou oportunidades que podem alavancar o crescimento do país em um futuro próximo.
Durante o seminário 'Biotecnologia e Inovação', organizado pelo jornal Valor Econômico, em São Paulo, Maurício Antônio Lopes, presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) apontou os desafios que o agronegócio brasileiro precisa superar nos próximos anos.
De acordo com ele, ser capaz de prever o futuro por meio do uso de novas tecnologias é o caminho para tomar decisões mais acertadas. 'A biotecnologia encontrou terreno fértil no Brasil, quando o país fez a opção por um modelo de desenvolvimento agrícola baseado na ciência'.
Para o presidente da Embrapa, a agricultura deixou de ser apenas uma fonte de alimentos para se ramificar em múltiplas atividades.
'Reconhecer essa multifuncionalidade e enfrentar aparentes obstáculos como oportunidades de crescimento é o que vai fazer a diferença no futuro'".
De acordo com o que você estudou na Unidade Curricular, apresente sete desafios do agronegócio brasileiro e justifique-os evidenciando as perspectivas para cada desafio listado.
2) (5,00 pontos) Analise o gráfico a seguir, que apresenta as commodities mais rentáveis do Brasil.
Com base nestas informações e no que você estudou nesta Unidade Curricular construa uma Matriz SWOT para a cadeia produtiva da soja apontando os pontos fortes e fracos e também as oportunidades e ameaças.
Respostas
1. Temos como sete desafios do agronegócio brasileiro manter custos atrativos ao mercado interno e externo, manter um bom nível de desenvolvimento tecnológico, consumir menos recursos naturais, atender o aumento da demanda mundial, melhorias nas condições dos pequenos e médios agricultores, fortalecimento da agricultura familiar e conversão para um modelo sustentável.
2. Sobre os commodities mais rentáveis do Brasil, em primeiro lugar temos a soja, largamente produzida no país, sendo que ela é amplamente utilizada na indústria alimentícia mundial, servindo de matéria-prima para diversos produtos alimentícios.
3. Pontos fortes e fracos começam com a tecnologia forte brasileira, negativo temos o consumo dos recursos naturais. Ameaças são a China como possível novo grande produtor, como oportunidades tem-se o crescimento populacional mundial.