Descreva um exeplo da integração entre o ambiente urbano e o ambiente rural.
Respostas
Resposta:
Em 2015, a comunidade global se comprometeu a reduzir pela metade as mortes e ferimentos graves decorrentes de acidentes de trânsito até 2020. Mas as ruas das cidades ainda não são seguras. Mais de 3.200 mortes nas vias ocorrem todos os dias, e este número deverá triplicar até 2030, à medida que aumenta o número de veículos nas ruas. Um adicional de 20 a 50 milhões de pessoas são feridas e deixadas com deficiências permanentes.
Os impactos ocorrem de modo generalizado. A produtividade econômica diminui. A qualidade de vida sofre. Como era de se esperar, cidades com redes viárias mal projetadas percebem os maiores danos. De fato, 90% das mortes no trânsito ocorrem em países de baixa e média renda.
Felizmente, viemos testemunhando um movimento global para repensar como as ruas são projetadas para todos os usuários. Tornar os espaços nas cidades mais seguros costumava ser limitado a certas cidades europeias como Amsterdã ou Copenhague, lugares onde um bom desenho urbano foi colocado em prática nos últimos 40 anos ou mais. Hoje, essas melhorias são sentidas em todo o mundo. Destacamos cinco cidades localizadas no Brasil, China, Colômbia e Índia que estão mudando a forma como as pessoas vivenciam as cidades. Cada uma está implementando intervenções inovadoras de desenho baseadas em evidências como parte da Iniciativa Bloomberg para Segurança Global no Trânsito.
São Paulo
<p>Antes e depois da Rua Joel Carlos Borges (Foto: Daniel Hunter e Pedro Mascaro/WRI Brasil)</p>
Antes e depois da Rua Joel Carlos Borges (Foto: Daniel Hunter e Pedro Mascaro/WRI Brasil)
A Rua Joel Carlos Borges conecta a estação de trem Berrini ao centro financeiro da cidade. A estação atende milhares de usuários diariamente. Antes de setembro de 2017, a rua tinha calçadas estreitas que não conseguiam acomodar com segurança o fluxo intenso de pedestres (cerca de 22,5 pessoas por veículo durante o horário de pico).
Como a rua é o principal caminho até a estação, ela representava um grande risco à segurança dos usuários. A cidade decidiu redesenhar a Joel Carlos Borges para incluir mais espaço para pedestres, melhorar a sinalização, diminuir os limites de velocidade e adicionar mobiliário urbano e infraestrutura verde. As calçadas estreitas e degradadas agora têm mais 3,5 metros de largura, oferecendo amplo espaço para o tráfego de pedestres.
Alargar as calçadas e estreitar as faixas de circulação reduz a velocidade do tráfego e cria uma experiência mais agradável e segura para todos. Este novo e melhorado desenho de “ruas completas” não apenas fornece padrões de ruas mais seguras, mas também lembra aos motoristas que a segurança de pedestres é crucial e deve ser a atenção prioritária ao dirigir.
Esta foi a primeira intervenção viária temporária na capital paulista e foi bem recebida pelo público. A cidade está agora considerando esforços semelhantes em outros locais.
Resposta:
Os espaços urbano e rural inserem-se como diferentes expressões materializadas no espaço geográfico, compreendidas por suas distintas dinâmicas econômicas, culturais, técnicas e estruturais. Embora componham meios considerados distintos, suas inter-relações são bastante complexas. Por isso, muitas vezes é difícil separar ou compreender a especificidade de cada um desses conceitos.
O conceito de espaço urbano designa a área de elevado adensamento populacional com formação de habitações justapostas entre si, o que chamamos de cidade. Já o conceito de espaço rural refere-se ao conjunto de atividades primárias praticadas em áreas não ocupadas por cidades ou grandes adensamentos populacionais.