O que são Sitios Arqueológicos e qual a importância de sua preservação?
Respostas
Resposta:
- Sítios arqueológicos são locais onde se encontram vestígios de atividade humana, tais como pinturas rupestres, construções antigas, artefatos, entre outros. No Brasil os Sítios Arqueológicos são protegidos por lei e é crime destruí-los. Além disso, eles são considerados patrimônio cultural da região.
Explicação:
Sítios Arqueológicos são fontes históricas deixadas pelos povos pré-históricos tem como principal intuito desenvolver pesquisas e compreender o modo de vida de nossos ancestrais e como influenciaram no presente.
Um exemplo de Sítio Arqueológico são os Sambaquis, são registros fósseis dos povos pré-históricos que habitavam a costa litorânea das regiões por cerca de 7 a 8 mil anos atrás.
Os sambaquis são, popularmente, conhecido como amontoados de conchas. Esses amontados que alcançam cerca de 25 metros de altura e muito mais de 500 metros de extensão podem ser encontrados, com mais facilidades, em regiões litorâneas. São constituídos de restos e moluscos, carcaças e ossadas de animais
Há diversas teorias sobre a formação e utilização dos sambaquis. Alguns pesquisadores estipulam que os Sambaquis foram abrigos de sepulturas humanas, outros dizem que foram habitações temporárias.
Historicamente, a formação dos Sambaquis está paralelo ao momento de sedentarismo humano. Conclui-se isso pois, como houve o domínio da agricultura e formulação de melhores ferramentas de defesa, os indivíduos fixaram-se em uma determinado local e os restos de alimentos, de ossos, pedras, conchas formaram os conhecidos amontoados ao longo dos anos.
Para mais informação sobre esse assunto, acesse :
Conceito dos Sambaquis: brainly.com.br/tarefa/2463059