• Matéria: Química
  • Autor: josyhiara200524
  • Perguntado 6 anos atrás

Quais os prejuízos

ambientais que as substâncias químicas presentes em alguns tipos de lixo podem causar ao ambiente?

Quais são essas substâncias? Como são formadas? E como podemos evitar.​


brendaaparecidakruge: CHAMA NO DISCORD: BRENDA APARECIDA KRUGER VIEIRA#8483 POR FAVOR
josyhiara200524: ???

Respostas

respondido por: renicsantos40
1

Resposta:

ubstâncias tóxicas formadas na incineração do lixo

A incineração do lixo é feita para diminuir o seu volume, os odores e as doenças, mas também gera muitas substâncias tóxicas que são lançadas na atmosfera.

O lixo é um problema mundial que vem crescendo cada vez mais. Entre os fatores principais que contribuem para o aumento desse problema está o fato de que a população mundial já ultrapassou a marca de 6,5 bilhões de habitantes, que o uso de polímeros (plásticos em que a sua maioria não é biodegradável) em embalagens e outros produtos que são descartados é cada vez maior e que faltam políticas públicas e compromisso da maioria da sociedade quanto à reutilização e reciclagem de muitos materiais.

Para se ter uma ideia, em 2000, o Brasil produziu 241 614 toneladas de lixo por dia, segundo dados fornecidos pelo IBGE.

A fim de reduzir o espaço ocupado por esse montante de lixo em aterros sanitários e em lixões, bem como para evitar o mau cheiro e as doenças causadas por pragas, tais como ratos e moscas, a incineração passou a ser praticada desde há muito tempo. Inicialmente ela consistia somente em queimar os resíduos a céu aberto, mas hoje existem instalações mais apropriadas, chamadas de incineradores.

Assim, na incineração, compostos orgânicos presentes no lixo, tais como madeira, papel e plásticos, são queimados a elevadas temperaturas que variam de 800ºC a 1000ºC, sendo reduzidos a cinzas, vapores de água, gás carbônico (dióxido de carbono – CO2), bem como a várias substâncias poluentes e tóxicas, oriundas da composição do lixo que foi incinerado.

As cinzas produzidas são levadas para os aterros sanitários, com um volume cerca de 70% menor do que o lixo inicial. A incineração é a forma mais segura de se livrar de lixos potencialmente perigosos, tais como resíduos hospitalares, que envolvem remédios vencidos e materiais contaminados. Assim, alguns hospitais contêm incineradores próprios.

Explicação:


renicsantos40: eu manda o meu vou te adsionar amanhã
renicsantos40: eu mando o meu vou te adcionar amanhã
renicsantos40: vou mandar agora
renicsantos40: #2GJURVJU
renicsantos40: iyokj
renicsantos40: oi
renicsantos40: oiiiii
renicsantos40: felop
renicsantos40: fifilme
renicsantos40: pokémom
Perguntas similares