1) Quais as características do pensamento humanista que proporcionou a passagem do pensamento medieval para o pensamento moderno? 2) De acordo com esse fragmento do filósofo David Hume, qual é o fundamento da moral? 3) Quais foram os valores defendidos pelo movimento de reforma protestante promovido por Lutero e Calvino? 4) Qual reflexão ética você consegue retirar do trecho citado da obra “Elogio da Loucura”, de Erasmo de Rotterdam?
Respostas
O humanismo renascentista partiu da representação da produção cultural por volta do século XV e XVI; Ele marcou uma transição entre o trovadorismo e o classicismo, onde o mundo passava por expansões científicas, vide Galileu, Newton, entre outros. Assim, esse período ficou marcado pelo tom antropocentrista, indo na contramão do teocentrismo do período medieval, reafirmando transformações sociais, culturais, políticas do homem.
A partir das reflexões de Hume sobre o raciocínio causal, onde um determinado acontecimento ou fato, pode gerar outro, sendo todos os conhecimentos partem do hábito e dos costumes, bem como as aprendizagens.
A reforma protestante foi um movimento que buscou a renovação dos preceitos estabelecidos pela igreja católica. Ela ocorreu por volta do século XVI na Europa.
Os comerciantes em sua maioria eram católicos no passado, e, a partir da análise do espaço social ele buscava identificar sentidos, signos e formas de entender nas ações protestantes, que direcionavam o indivíduo cada vez mais para o trabalho tendo a religião como segundo foco.
Erasmo de Rotterdam tinha um entendimento sobre o processo civilizatório em o Elogio da Loucura como uma sátira da sociedade, ou seja, apresentando elementos comuns aos indivíduos e os mostrando como eles realmente são, o autor nos mostra que somos um espelho de nós mesmos.