O eletromagnetismo é um ramo da Física que ajudou a aprimorar a prática do diagnóstico médico com a ressonância magnética. A utilização do ferrofluido pode ser fundamental para o tratamento de doenças como, por exemplo, o câncer. O ferrofluido é um composto formado por partículas de metal ferromagnético (cobalto, magnetita e ferro, por exemplo), da ordem de nanômetros, e certos fluidos, tais como água e óleo. Quando exposto a um campo magnético, o ferrofluido apresenta as propriedades dos metais ferromagnéticos, porém sem ficar sólido, assim é possível direcioná-lo dentro do corpo para onde for necessário.
Respostas
Alternativa Correta: 1 + 2 + 16 = 19.
1) Correta: Um ferrofluido é uma substância sintética composta por nanopartículas ferromagnéticas que são magnetizáveis à base de ferro, cobertas por uma camada de surfactante e dissolvidas em uma solução orgânica ou aquosa. Ao acercar um ímã, as partículas se movem além da gravidade e sofre a ação de uma força magnética de atração.
2) Correta: os ferrofluidos apresentam paramagnetismo e são normalmente identificados como "superparamagnéticos" devido à sua alta suscetibilidade magnética.
4) Incorreta: um ferrofluido sob a força de um ímã, seus 'espinhos' apontam na direção das linhas de campo, que ocupam um espaço 3D. As forças de atração e repulsão de van der Waals pelas limalhas de ferro os levariam a magnetizar e se unir. É para isso que serve o surfactante. Isso cobre as nanopartículas ferromagnéticas e impede que elas se aproximem o suficiente para criar ligações de Van der Waals. O resultado são cones ferrofluídicos de equilíbrio de várias forças
8) Incorreta: Os ferrofluidos não apresentam ferromagnetismo, pois não retêm sua magnetização na ausência de um campo aplicado externamente. Assim o ferrofluido fica sujeito à ação de uma força magnética quando é colocado em um campo magnético.
16) Correta: a variação de campo magnético gera campo elétrico, assim como o ferrofluído é neutro (não tem carga elétrica) não é influenciado por campos elétricos: