• Matéria: História
  • Autor: gabrielsantosnicacio
  • Perguntado 6 anos atrás

A Reforma Protestante foi um movimento que se caracterizou a partir do século XV na Europa. Com esse movimento, seus idealizadores questionavam a dominação da Igreja Católica por meio de ações, princípios e dogmas que iam na contramão do que a Santa Madre Igreja pregou durante o período medieval. Nesse período de contestação do poder da Igreja Católica, podemos destacar o Luteranismo, o Calvinismo, e o Anglicanismo. A respeito de cada um desses movimento protestante aponte o país de origem; a época do movimento; o líder; as críticas à Igreja Católica; e as ideias defendidas. *


simonyninalima: ukyrtnz

Respostas

respondido por: julialiri
4

Lutero foi o líder da Reforma Protestante ocorrida no século XVI, a qual ficou simbolizada pela publicação de 95 teses na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, Alemanha. Lutero era contra a venda de indulgências e acreditava que a salvação era cedida através da .

Calvinismo é uma vertente do movimento protestante, surgida no século XVI, em Genebra, na Suíça, cuja maior liderança considerada foi João Calvino. Esta vertente rompeu com a Igreja Católica, assim como o luteranismo, contudo, discordava dos luteranos na presença real de Cristo na eucaristia.

 

Anglicanismo é uma vertente surgida no século XVI, na Inglaterra, a qual parte da perspectiva do Cristianismo e inclui a Igreja da Inglaterra. Foi criada pelo rei Henrique VIII, o qual a inaugurou após sua insatisfação com algumas decisões tomadas pela Igreja Católica. Os anglicanos se baseiam nas escrituras e tradições da Igreja Apostólica.

Continue estudando em: https://brainly.com.br/tarefa/6816105

Anexos:
Perguntas similares