• Matéria: Sociologia
  • Autor: jhonatandesouzamater
  • Perguntado 6 anos atrás

Qual é a relação entre: a imagem " O homem vitruviano de Leonardo da Vinci, pintor renascentista, e o conteúdo que estamos estudando: a passagem do teocentrismo para o antropocentrismo?

Respostas

respondido por: saracordeiro54
7

Resposta:

durante o Renascimento.

Ele representa o ideal clássico de beleza, equilíbrio, harmonia das formas e perfeição das proporções. Hoje é uma das obras mais conhecidas e reproduzidas no mundo.

Explicação:

o antropocentrismo é uma doutrina filosófica ou ciência do ser humano, de forma que o homem representa a figura central, sendo responsável por suas ações (seja cultural, social, histórica e filosófica) bem como a principal referência para o entendimento do mundo.

Diferença entre Teocentrismo e Antropocentrismo

Por oposição, o Teocentrismo (Deus no centro do mundo) está relacionado à religião, cujas coisas são assim porque Deus as colocou dessa forma no mundo.

Sem hipótese de questionamento científico, o teocentrismo foi um conceito muito difundido durante a Idade Média donde a religião possuía um lugar de centralidade na vida da população.

No entanto, com o humanismo renascentista e outras transformações pelo qual passou a Europa no século XV e XVI (grandes navegações, invenção da imprensa, reforma protestante, declínio do sistema feudal, surgimento da burguesia, cientificismo, etc.), o antropocentrismo surge como medida de inspiração aos estudiosos (filósofos e artistas), os quais tinham o intuito de trazer à tona questões baseadas no cientificismo empirista.

o antropocentrismo representou a passagem do feudalismo ao capitalismo mercantil, ou ainda, da passagem da Idade Média para Idade Moderna.


jhonatandesouzamater: obrigado
saracordeiro54: Ok por nada
Perguntas similares