A Caatinga, ao contrário do que muitos imaginam, possui grande diversidade biológica. Caracterize sua fauna e flora
Respostas
Resposta:
A caatinga possui grande biodiversidade, entretanto, um bioma pouco estudado. Sua vegetação é composta por formações rasteiras, arbustos e cactos. As plantas da caatinga são xerófilas, ou seja, adaptadas ao clima seco e à pouca quantidade de água. Algumas armazenam água, outras possuem raízes superficiais para captar o máximo de água da chuva. E há as que contam com recursos para diminuir a transpiração, como espinhos e poucas folhas. Entre as espécies mais comuns estão a amburana, xiquexique, mandacaru, jurema, o umbuzeiro e a árvore barriguda.
A quantidade de animais que habitam a caatinga é enorme, destacam-se os répteis (principalmente lagartos e cobras), roedores, insetos, aracnídeos, cachorros do mato, arara azul, várias espécies de aves, sapo cururu, asa branca, cutia, gambá, preá, veado catingueiro, tatupeba, sagui do nordeste, entre outros.
Resposta:
Fauna
A Caatinga abriga um grande número de espécies da fauna brasileira, como, mamíferos, répteis, aves, anfíbios, entre eles, a cutia, o gambá, o preá, o veado-catingueiro, o tatu-peba, gatos selvagens, a asa branca, e uma variedade de insetos, que exercem grande importância para o bioma.
Flora
A flora da Caatinga tem características peculiares, apresentando uma estrutura resistente e adaptada às condições áridas, por isso são chamadas xerófilas, ou seja, adaptadas ao clima seco e à pouca quantidade de água. A vegetação é formada por três estratos: o arbóreo, com árvores de 8 a 12 metros de altura; o arbustivo, com vegetação de 2 a 5 metros; e o herbáceo, abaixo de 2 metros.
Explicação:
espero ter ajudado!