Respostas
Resposta:
“Política do Café com Leite” é uma maneira de expressar as características dos procedimentos políticos, período típico da história do Brasil chamado República Oligárquica (oligopólio) (1898-1930). O procedimento incluiu a mudança da posição de Presidente da República entre os oligarcas dos dois estados mais poderosos da época, São Paulo e Minas Gerais.
Desde a época do Império, a aristocracia do café governa a vida política do país para defender seus interesses econômicos.
Durante o primeiro governo republicano, os cafeicultores que não participaram diretamente da declaração de um golpe militar na República foram discriminados.
Como resultado, somente após o terceiro Presidente da República da China, Prudente de Moraes se tornar presidente, a influência política dos produtores de café reapareceu.
Resposta: A política do café com leite foi um grande acordo nacional, político e econÔmico que regulou a lógica de poder durante quase toda a Primeira República, também conhecida como República Velha(1889 até 1930). O acordo que envolvia as oligarquias estaduais e o governo federal funcionava para manter o controle e o poder nas mãos das elites,grandes proprietários de terras do Brasil.Na política do café com leite os políticos paulistas e minerais alternavam se na cadeira de presidente da República, por isso o nome do acordo. As economias paulista e mineira eram o café e o leite respectivamente,mantinham se assim a ordem politica e econÔmica favoráveis á esses estados mas principalmente aos oligarcas locais.