Respostas
Resposta:
Exemplos
As sociedades de massas são as sociedades onde todos nós vivemos e que são marcadas pela perda dos vínculos naturais, como os da família e os da comunidade local, muito em conta pelas organizações formais e relações que são intermediadas pelos meios de comunicação de massa.
Ao mesmo tempo em que os sujeitos se distanciam de seus pares, a TV, o celular e o computador acabam aproximando personagens distantes, mas que oferecem uma relação mais pobre e despersonalizada.
As comunidades virtuais e as redes sociais ajudam a exemplificar esse processo. Os comerciais e os produtos midiáticos que motivam indivíduos a consumirem alguns objetos como forma de alcançar status, ainda que aquelas coisas sejam supérfluas, é outro exemplo disso.
Explicação: Conclusão
Como se vê, as sociedades de massa são um fenômeno característico do capitalismo e têm causado efeitos diversos na humanidade. Ao mesmo tempo que aglutina pessoas em interesses e valores mútuos, pode acabar afastando-as de si próprias e dos sujeitos mais próximos, levando a relações menos íntimas, o que pode afetar e frustrar o indivíduo social ao longo do tempo.
Entender como a sociedade se movimenta pode ajudar a evitar certos aspectos que prejudiciais aos seus partícipes.