1-Ganga Zumba traiu a causa de Palmares para firmar acordo com o governo colonial?
Respostas
É possível pensarmos que Ganga Zumba estava buscando a melhor condição de vida para seus irmãos negros, portanto, não é necessário pensar em traição. Por outro lado, ao fazer acordo com os responsáveis por sua escravização, ele estaria sendo submisso novamente, o que muitos consideram traição.
Apesar de estar procurando por uma melhor condição de vida relacionada aos seus companheiros de luta e condições, ocorreu certa traição de Ganga Zumba devido ao acordo firmado por ele com o governo colonial no ano de 1678, com o governador da época Pedro de Almeida.
Ganga Zumba (1638-1678) foi o primeiro líder do Quilombo dos Palmares, localizado na capitania de Pernambuco, atual estado de Alagoas, que servia de abrigo a escravos fugitivos na era colonial brasileira. Ganga Zumba era tio de Zumbi dos Palmares.
Conforme a população no quilombo aumentava, os ataques com o intuito de acabar com o mesmo ficavam mais intensos. Em um desses ataques filhos e sobrinhos de ganga Zumba foram presos.
O governador Pedro de Almeida decidiu libertar seus parentes, acontecimento que acarretou em um acordo de paz. Que consistia em mudar o quilombo para o Vale do Cacau e não mais abrigar escravos fugidos das fazendas.
Saiba mais sobre Ganga Zumba em: https://brainly.com.br/tarefa/16463967
Bons estudos!