Respostas
Resposta:
Sim, países como a Inglaterra e França, que ficaram de fora da separação do mundo pelo Tratado de Versalhes, investiram na pirataria para capturar bens de outros países. Os piratas contratados pelos reis eram chamados de corsários.
Os Estados Absolutistas (França e Holanda) financiaram diversas atividades de corsário na América Colonizada pelos Europeus (Portugal e Espanha).
Corsários na América
A pirataria tinha como objetivo saquear riquezas minerais e recursos naturais, além de saques a região litorânea, nesse contexto países que ficarão de fora da colonização da América pelos Europeus, desejavam ter acesso a essa riqueza, com a baixa fiscalização do enorme território da América, muitos reis viram nisso uma enorme oportunidade para financiar corsários para que saquearam mercadorias em nome do Estado.
O mais famoso caso de Pirataria ocorreu, em 1711 por uma esquadra comandada pelo pirata René Duguay que foi apoiada pelo Estado Francês, para a invasão do Rio de Janeiro e exploração dos recursos ali presentes, de modo com a pouca ocupação favoreceu os piratas que ficarão na Baía de Guanabara por 2 meses.
Leia mais sobre pirataria na América em: https://brainly.com.br/tarefa/36665912