Faça um resumo sobre o quilombo localizado na base de Alcântara, e pq o governo federal quer despejar a população que vive lá
Respostas
Explicação:
O ataque ao território das Comunidades Remanescentes de Quilombos de Alcântara, no Maranhão, com a determinação de deslocamento forçado, é mais uma afronta à dignidade e aos direitos humanos daquela comunidade. Em tempos de pandemia do coronavírus, o senso destrutivo contra essa gente se faz mais maléfico. Durante a ditadura militar, as famílias sofreram, de 1980 a 1985, o primeiro deslocamento forçado para a construção da Base de lançamento de foguetes do acordo Brasil-Estados Unidos, que agora se pretende reeditar.
:: Remoção de quilombolas no Maranhão é ilegal, diz nota assinada por 161 entidades ::
Por meio de luta sem tréguas pela manutenção de seus territórios, essas comunidades foram reconhecidas como "remanescentes de quilombos" pela Fundação Cultural Palmares. nos termos do artigo 8º da Constituição Federal da República Federativa do Brasil. O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) iniciou os procedimentos administrativos para a regularização fundiária, mas os processos foram paralisados pela superposição de interesses do Estado brasileiro com tendência à rendição aos interesses americanos do Norte. A comunidade resistiu, resiste e segue ocupando os espaços territoriais que são de seu pertencimento.